quarta-feira, 14 de março de 2012

Amigo cálcio

Lucineide Medeiros
O consumo diário de aproximadamente 1200 mg do mineral ajuda adultos e idosos a afastarem o fantasma da osteoporose

Por Leonardo Valle e Jéssie Panegassi


O consumo diário de aproximadamente 1200 mg do mineral ajuda adultos e idosos a afastarem o fantasma da osteoporose. Confira agora o ranking das principais fontes de cálcio para cada 100 g* de alimento e não as perca de vista na hora das refeições:

foi o aumento da eficiência
do sono nas pessoas que
consumiram suco de cereja.
Segundo pesquisa
da Universidade Nothumbria, na
Inglaterra, a bebida aumenta
os níveis do hormônio
melatonina e garante 25
minutos a mais na cama
DE OLHO NOS ALIMENTOS
E o pano de prato?
Ele é um item que faz parte do cotidiano de quem trabalha na cozinha, seja ela profissional ou doméstica. Muitos o usam de forma errada e acabam contaminando os alimentos. Usá-lo no ombro, na cintura, sobre a pia, ou como pegador de panelas pode contaminá-lo. Se isso acontecer, o pano de prato repassa as bactérias para outros locais, incluídos os alimentos, o que ocorre quando alguém o coloca em cima de uma travessa ou das refeições, para impedir o pouso de insetos, bem como para proteger os pratos já lavados e limpos no escorredor. Mas é bom lembrar: o pano de prato deve ser trocado, no mínimo, uma vez ao dia.

CLÁUDIO LIMA
apresenta o quadro Inspetor Saúde na TV Jangadeiro (SBT/CE)




Troca esperta
Qual a melhor bebida para aquecer o corpo no outono? A nutricionista Andrea Alterio, da Nutrein (SP), dá a dica:
Chocolate quente
Seu valor calórico pode atingir até 210 kcal se feito com leite integral, achocolatado e açúcar, o que dispara os níveis glicêmicos e exige mais insulina, despeja gordura no sangue e predispõe o organismo ao aumento de peso e problemas circulatórios.
Capuccino light
Feito com leite desnatado, cacau e uma dose de café, a bebida fornece cerca de 185 kcal. O café é a estrela da bebida, pois estimula a queima de calorias e é rico em antioxidantes. Uma pitada de canela tem ação termogênica.



Fotos: Shutterstock.
UVA PARA PREVENIR A CEGUEIRA
O jornal Free Radical Biology and Medicine publicou um estudo que indica que o consumo de uvas ajuda a prevenir o começo da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que pode levar à cegueira. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes presentes na fruta são os responsáveis por esse feito. Os testes foram realizados em ratos de laboratório que, divididos em três grupos, ingeriram uma dieta rica em uvas, em luteína ou uma alimentação comum. Depois de um tempo, aqueles que se alimentaram da fruta estavam mais protegidos contra danos de oxidação da retina, evitando a cegueira. Segundo a análise dos animais, que tem uma estrutura bastante parecida com a humana, incluir antioxidantes naturais - como as uvas - na alimentação desde cedo é diretamente beneficial para a saúde dos olhos.


Faxina geral
Com o excesso de agrotóxicos e aditivos nos alimentos, a necessidade de limpar o corpo de resíduos tóxicos se tornou ainda maior. Para completar, as tensões do dia a dia também favorecem o acúmulo de toxinas, que, entre outras coisas, prejudicam a imunidade. Contra o problema, a química Conceição Trucon sugere receitas poderosas no livro Alimentação desintoxicante (Alaúde). À venda por R$ 30
(Betacaroteno previne o envelhecimento precoce e é precursor da vitamina A. "Para as mulheres, a dose diária recomendada é 4,8 mg, que pode ser obtida em 100 g de cenoura ou 200 g de manga", Thomas Taylor nutricionista do Oba Hortifruti)
Fotos: Shutterstock.
5 benefícios da taioba
1. O consumo de 100 g da verdura supre as recomendações diárias de vitamina A para adultos, que são 0,9 mg para homens e 0,7 mg para mulheres.
2. Extraída da raiz, a fécula da taioba possui 85% de amido, sendo uma boa opção de alimento energético.
3. A taioba é ótima fonte de vitamina C, nutriente que tem a capacidade de neutralizar radicais livres. Mas uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) evidenciou que a versão orgânica dessa verdura é ainda mais rica no nutriente.
4. A taioba também combate a prisão de ventre: cada 100 g do alimento fornece 4,5 g de fibra, sendo 25 g a dose diária recomendada.
5. A verdura nunca deve ser consumida crua, já que possui oxilatos de cálcio que são capazes de irritar a garganta. Apesar disso, seu cozimento não prejudica a oferta de minerais importantes como o magnésio e o ferro.

FONTES: ( NOTA) ALINE DE CASTRO PIMENTEL, GLORIMAR ROSA E WÂNIA LUCIA ARAÚJO MONTEIRO, PESQUISADORAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ); (5 BENEFÍCIOS) TABELA NUTRICIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), EMBRAPA E ANA CAROLINA DAL BIANCO GARCIA, NUTRICIONISTA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...