A vaquejada em Afonso Bezerra teve início na década de 40 em Jacumã na fazenda de Juca Pedro (Avô de Jackson), com o passar do tempo o esporte começou a ser praticado nas fazendas Cantos e Barro Velho, onde a família Assunção praticava o esporte. Nessa época José Davi era o vaqueiro que se destacava na pega do gado.
Dedé Cruz considera Wanderlindem o pai da Vaquejada em nosso município, pois ter sido ele o responsável em trazer o esporte para nossa cidade, realizando as primeiras vaquejadas nos anos de 1967 e 1969 tendo como campeão o vaqueiro Manoel Leocádio (Pai de Junior e Rossini).
Em 1976, foi organizada a primeira vaquejada na casa de farinha, que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para a Igreja e o Hospital, a mesma foi organizada por Cesarina e Antônio Cruz que doou o terreno para construção do Parque Nossa Senhora das Graças, nome esse em homenagem a padroeira do município, importante destacar que a vaquejada no parque acima citado nunca deixou de cumprir com o seu objetivo, mesmo nos últimos anos parte do lucro era doado para a Igreja e o Hospital.
Dentro da vaquejada existia outros eventos como a escolha da Rainha do Vaqueiro, o Forró do Vaqueiro que sempre acontecia na sexta - feira de vaquejada, era uma festa gratuita, eram três dias de festa começava na sexta e terminava apenas no domingo.
Como a festa tornou-se tradição e cresceu muito a estrutura do Parque Nossa Senhora das Graças já não atendia a demanda da festa, a vaquejada se despediu do mesmo no ano de 1998, passando a ser realizado no Parque Chico Souza, um espaço com grande estrutura e melhores condições.
A vaquejada tornou-se a festa mais aguardada pelos afonsobezerrenses, é na ocasião que os filhos da nossa querida flor do sertão aproveitam para rever os familiares e reencontrar os amigos, além de curti a festa com muito forró.
AGRADECIMENTOS: Quero agradecer aos vaqueiros da cidade em especial a pessoa do Dedé Cruz que contribuiu muito com minha pesquisa.
Postado por Nathan Jadiel
Resumo muito coerente com o objetivo de narrar a história da vaquejada do nosso município.Pena que na minha concepção pelo que venho observando nos últimos anos,vejo essa história da tradição de nossa Vaquejada descendo pelo ralo. Talvez não por culpa do poder público diretamente falando.Mas, sim pelo fato das festas serem terceirizadas entregando-se a responsabilidade das festas a quem pensa apenas no lucro exorbitante.Logo,trazem bandas que a população já cansou de curti e cobram preços que não condiz com a realidade das mesmas !
ResponderExcluirE verdade Hélio sua observação e coerente, a cada ano nossa festa esta perdendo a tradição!
ResponderExcluirmt bom, fazer resgate da nossa historia, da nossa tradição, isto é fazer historia.
ResponderExcluirmuito bom saber que o primeiro campeao das primeiras vaquejadas de afonso bezerra foi o meu tio e os filhos dele tambem continuao o trabalho de seu pai, Junior e Rossini, meus primos.
ResponderExcluir