terça-feira, 18 de junho de 2013

Os versos inéditos de Bartolomeu Correia de Melo

http://tribunadonorte.com.br
O livro de poesia “Musa Cafuza”, do saudoso Bartolomeu Correia de Melo (1945-2011), será lançado nesta terça-feira, às 18h, no auditório da Academia Norte-riograndense de Letras, exatamente dois anos após sua morte. O título traz versos escritos em várias épocas e já estava praticamente pronto para impressão quando o autor adoeceu. Esta é a segunda obra inédita publicada após seu falecimento, a primeira foi o infanto-juvenil “A Onça Braba e o Cachorro Velho” e há um terceiro recheado por contos ainda no prelo.
Emanuel AmaralO escritor, falecido em 2011, deixou três livros prontos. Musa Cafuza traz versos de todas as épocasO escritor, falecido em 2011, deixou três livros prontos. Musa Cafuza traz versos de todas as épocas

“Ele estava trabalhando nesse livro, deixou capa escolhida e diagramação adiantada”, disse Ruth Correia de Melo Gurgel, filha do autor. Ela lembrou que os originais foram enviados para o tio, o poeta Paulo de Tarso Correia de Melo. “O contato com a editora Bagaço também já estava feito, faltava praticamente só enviar para a gráfica”.

“Musa Cafuza” abre semana de homenagens dedicada ao escritor, que terá seus livros destacados na Cooperativa Cultural da UFRN a partir de amanhã. “Hoje temos esse lançamento na ANL e amanhã, às 10h, minha mãe (Verônica Marques de Melo) vai acompanhar a abertura dessa homenagem na livraria do Campus Universitário onde todos os livros dele estarão à venda”. Ruth adiantou que a família pretende lançar o título inédito de contos ainda este ano.

Professor de Química da UFRN, Bartola, como era mais conhecido entre os amigos, estreou com “Lugar de estórias”, obra laureada com o prêmio Joaquim Cardozo de 1977 concedido pela União Brasileira de Escritores.

O pesquisador e escritor Manoel Onofre Jr., no livro “Contistas Potiguares” (Sebo Vermelho, 2003) escreveu o seguinte: “Quando Bartolomeu lançou seu livro de estréia, jurou ser ‘primeiro e derradeiro’. Felizmente, quebrou a jura. Ceará-Mirim é o seu país sentimental, fonte inesgotável de inspiração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...