segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Versátil: verde ou madura

http://tribunadonorte.com.br
A banana é versátil tanto verde quanto madura. Nas duas formas, ela apresenta benefícios à saúde humana. A nutricionista Graça Morais se diz fascinada pela fruta, e vem desenvolvendo várias pesquisas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte afim de aproveitar todos as suas propriedades benéficas. Uma delas foi com a pasta da banana verde, rica no nutriente inulina e capaz de fazer emagrecer e de combater inchaço na barriga, prisão de ventre e gases em excesso.
Alex RegisPesquisadores japoneses descobriram que quando madura, com manchas escuras, fruta pode eliminar tumores em nosso organismoPesquisadores japoneses descobriram que quando madura, com manchas escuras, fruta pode eliminar tumores em nosso organismo

Durante cinco meses, em 2011, ela desenvolveu uma pesquisa com 65 mulheres, entre 50 e 65 anos, com os sintomas citados acima. Ao final do tratamento, a substância se mostrou eficiente, desde que aliada a uma dieta saudável. E ainda contribuiu para baixar os níveis de colesterol das pacientes. A pesquisa foi destaque no Jornal Hoje, da Rede Globo.

A pasta da banana verde serve como base para uma série de outras receitas, enriquecendo-as: vitaminas, shakes, sopas, bolos e preparações salgadas, como tortas. O preparo também contém uma grande quantidade de amido resistente, que possui função semelhante à da fibra e não é absorvido nem digerido pelo intestino delgado, sendo fermentado no intestino grosso, como explica Graça Morais.

O amido resistente serve como alimento para bactérias benéficas existentes em nosso sistema digestivo. “Estando nutridas, elas recuperam a flora intestinal, mantendo sua integridade. E essa flora estando íntegra vai absorver melhor as vitaminas e os minerais, evitando  a entrada de toxinas. Com isso, a nossa imunidade aumenta, além de vários outros benefícios, como estimular a saciedade – por isso é altamente indicada para as dietas de emagrecimento”, diz a nutricionista.

A inulina presente na pasta da banana também tem a função de diminuir a insulina e a glicose, servindo como prevenção ao diabetes. E mais uma vez o amido resistente entra em ação, colaborando para diminuir o colesterol e a gordura produzida pelo fígado, e ainda ajuda a aumentar a eliminação de  ácidos biliares. A pasta também previne doenças cardiovasculares.

A banana possui propriedades distintas quando está verde ou madura. Na primeira fase, quando cozida, ela é rica em rica em amido resistente e inulina. Quando amadurece, ela perde boa parte de suas vitaminas, mas por outro lado, ganha muito em antioxidantes, que, por sua vez, possuem ação anticancerígena.

“E agora, recentemente, surgiu uma pesquisa japonesa que mostra que a banana madura contém uma grande quantidade de TNF, o Fator de Necrose Tumoral, que tem uma ação anticancerígena. Na verdade, é uma proteína chamada de citocina, responsável por evitar que as células com anomalias aumentem”, comenta Graça Morais. De acordo com ela, o ideal é associar o consumo de pelo menos uma banana por dia com duas colheres de sopa da pasta da fruta verde para aumentar a produção das bactérias “do bem” para que todas as propriedades sejam aproveitadas por completo.

Apreciadores de banana ressaltam seus benefícios

Quem se submeteu ao tratamento com a pasta da banana verde parece só ter comentários positivos quando questionado sobre os resultados alcançados. É o que acontece com a professora da rede pública, Lúcia Maria da Silva, 61 anos.

Ela conta que quando chegou ao consultório da nutricionista Graça Morais estava acima do peso, “bem forte”. Ela então foi incluída na pesquisa, passando a consumir a pasta da banana verde, aliada a atividades físicas.

“Eu tive ótimos resultados, tanto de perda de peso como de funcionamento intestinal e na redução de medidas. Perdi uns seis centímetros de cintura e barriga, e perdi cinco quilos”, relata Lúcia Maria.

Ela conta que costumava usar a banana verde pela manhã, antes de fazer exercícios, junto com suco verde. “Mas usando isso e não fazendo atividade física, não perde peso; só melhora a saúde. Mas até hoje sou usuária de banana verde.”

A equipe do TN Família foi à feira do Carrasco e encontrou o professor Luciano Mariano de Oliveira, 62 anos, escolhendo as melhores pencas e reclamando do preço da banana: “Três unidades por um real é muito caro”.

Ele diz comprar a fruta semanalmente, pois faz parte da alimentação dele e de sua família. “Ela é rica em potássio e um dos alimentos fundamentais para a nossa alimentação e que nós temos que comer todos os dias.”

Sempre ressaltando os benefícios da banana, ele diz recomendá-la a seus familiares e amigos. “Faço atividade física diariamente, caminhada, e me disseram que a banana é muito boa para a complementação alimentar”, conclui Luciano Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...