quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Governadora pede pressa na liberação de recursos para equipar 700 poços já perfurados

http://nominuto.com/
Rosalba Ciarlini participou de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Teixeira Coelho.
Adalberto - Ascom/MI
Governadora pediu a liberação de R$ 20 milhões para equipar cerca de 700 poços já perfurados no Rio Grande do Norte.

A governadora Rosalba Ciarlini participou hoje (5) de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Teixeira Coelho, para solicitar pressa na liberação de R$ 20 milhões esperados há dois anos ­para equipar cerca de 700 poços já perfurados no Rio Grande do Norte.
A governadora lembrou ao ministro que esses poços foram abertos em 2010, configurando uma situação evidente de desperdício de dinheiro público o fato de ainda não estarem funcionando, especialmente num momento onde aproximadamente 17 cidades das regiões do Alto Oeste e do Seridó vivem a iminência de um colapso de água.
“Este projeto foi apresentado ao Ministério da Integração na primeira reunião de governadores do Nordeste ocorrida em Sergipe em 2011”, lembrou a governadora ao ministro. “No último dia 22, quando esteve em Natal, relatei à Presidenta Dilma o quadro de calamidade que estamos vivendo no interior e ela garantiu agilidade na solução do problema”.
Por telefone, o secretário de Agricultura do RN, Tarcísio Dantas, detalhou para o General Adriano Pereira Junior, secretário Nacional de Defesa Civil, também presente à audiência, o quadro crítico em que cerca de 90% dos municípios potiguares se encontra. “Açudes, carros-pipa e cisternas já não estão resolvendo mais o problema da falta de água. A solução é colocar esses poços perfurados em funcionamento o mais rápido possível para abastecer as cisternas e bombear água para adutoras”, explicou o secretário de Agricultura do RN, que visitou o município de Jucurutu nesta quarta-feira.
A governadora Rosalba Ciarlini também lembrou ao ministro que o RN será o primeiro estado a universalizar o sistema de cisternas, possui cerca de 60% do seu território propício para a instalação de poços, foi equipado com 700 quilômetros de adutoras, cerca de 2.700 cisternas subterrâneas e a obra da barragem de Oiticica, em Jucurutu, já atingiu cerca de 15% do cronograma. “Esperamos as bênçãos das chuvas todos os dias, mas temos que encontrar uma solução urgente para o convívio com a seca”.
O Secretário Nacional de Defesa Civil recebeu uma cópia do projeto elaborado em 2011 para equipar os 700 poços perfurados em 2010 e prometeu entregar à governadora um planejamento para equipá-los até o final de fevereiro. O ministro Teixeira Coelho, por sua vez, prometeu a governadora Rosalba Ciarlini que vai se reunir nos próximos dias com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, para solucionar o problema o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...