Por Flávio Cirilo*
A produtividade dos funcionários é um assunto que sempre está na pauta dos empresários, seja ele pequeno, médio ou grande. Até porque é através da manutenção ou aumento dela é que o “patrão” vai medir os resultados e lucros da organização. Muitas empresas trabalham com o sistema de metas, dando ao colaborador algum incentivo financeiro caso o objetivo seja alcançado. Essa forma
de recompensa valoriza e motiva o trabalhador, mas não o leva ao crescimento profissional.
Esse exemplo foi apenas um gancho para falar sobre a necessidade e importância das empresas criarem novas formas de motivar os seus colaboradores, fazendo-os crescer sem deixá-los estagnados durante anos dentro de um setor. Viagens, brindes, dinheiro são atributos importantes neste processo, mas ao observar atentamente o investimento na capacitação dos funcionários para a utilização do conhecimento em prol da empresa é muito melhor.
As organizações precisam olhar mais atentamente para os seus colaboradores, mostrar para eles as necessidades e tendências do mercado e oferecer-lhes a oportunidade de ser o agente que pode suprir ou atender futuramente tal demanda dentro da empresa.
Mas como fazer isso? Através da concessão de bolsas de estudos, que além de aperfeiçoar também motiva o funcionário, que terá em seu inconsciente a responsabilidade de fazer mais pela empresa, por gratidão (pois muitos estarão realizando um sonho) e por necessidade (porque precisará mostrar no dia a dia o que aprendeu).
Acima de tudo as organizações precisam entender que cada trabalhador tem diversas habilidades, muitas que precisam apenas serem lapidadas, que podem ser usadas não só para bater metas anuais de rendimentos, mas para contribuir para o crescimento integral da empresa, seja na produção, no desenvolvimento de novas ferramentas, na implantação de novos serviços, na motivação de outros setores ou na captação de novos clientes.
Flário Cirilo* é Assessor de comunicação, pós-graduando com MBA em Comunicação Corporativa na Unifacs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados