quarta-feira, 30 de abril de 2014

COL testa áreas de operações no clássico

http://tribunadonorte.com.br/
O comitê Organizador Local da Copa – COL e a FIFA realizam, pela primeira vez depois da Copa das Confederações, um evento teste em uma das arenas inauguradas após a competição de junho de 2013. O clássico América x ABC, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no próximo sábado também será o primeiro a testar, de uma única vez, 10 áreas de atuação das equipes operacionais do COL. Ao todo, em dias de jogos de Copa, 24 áreas são colocadas em ação.

Limpeza e Resíduos, transporte interno na área da Arena, serviços ao espectador, voluntários, operações de imprensa, alimentação do voluntariado, tecnologia, competições, serviços médicos e segurança serão testados.

Na área de limpeza, estarão sob avaliação a gerência de limpeza e a destinação dos resíduos. No transporte será ensaiada a chegadas das equipes e árbitros ao estádio e sua organização interna. Em relação ao torcedor, será implantado um modelo semelhante ao da Copa no planejamento das filas nas catracas e nas áreas de alimentação. Os voluntários, cerca de 200 para este teste, atuarão nas orientações ao torcedor, serviços de alimentação e gerenciamentos do próprio voluntariado. A imprensa terá uma atuação semelhante, em parte, ao do Mundial, com zona mista e entrevista coletiva pós clássico. O setor tecnológico estará sob testes nas áreas de sonorização, telões, sala de controle, cobertura de rádio comunicação e atividades de Tecnologia da Informação.

Dentro de campo dois aspectos serão observados. O gramado será tratado da mesma forma que na Copa do Mundo, recebendo o corte padrão e a irrigação antes do jogo conforme determina a FIFA. Além disso, os serviços de atendimento médico aos jogadores e o controle de doping serão realizados pela equipe médica do COL.

Na área de segurança, o COL trabalhará em conjunto já com o CIOSP, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Apesar de não fazer parte do teste, as operações de deslocamento das delegações até o estádio serão treinadas pela segurança. Dentro do estádio, sob a tutela do COL, cerca de 300 seguranças e stewards irão atuar. A revista, no entanto, será realizada pela segurança pública, uma vez que os detectores de metal ainda não foram instalados nos portões da Arena das Dunas. Em campo, todo controle de acesso, manutenção da ordem, acompanhamento do quarteto de arbitragem, proteção contra invasão e grupo de reação contra possíveis tumultos será de responsabilidade do COL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...