segunda-feira, 28 de julho de 2014

Mais uma seca se aproxima

http://www.marceloabdon.com.br/

Ser produtor rural no semiárido não é fácil, chega a ser desestimulante. Em nosso Estado, 90% do território encontra-se nessa área.
Depois das terríveis secas nos anos 2012/2013, quando o nosso rebanho praticamente se dizimou, estando atualmente com menos de 500 mil cabeças de bovinos, o homem do campo depositava toda esperança no ano de 2014. Porém, o
inverno não foi o esperado, as chuvas foram abaixo da média, o que não deu para acumular água nos reservatórios. Os principais reservatórios do Rio Grande do Norte encontram-se com menos de 20% de sua capacidade.
Para 2015 já é grande o sinal de que o ano será de seca mais uma vez.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, agência da ONU, a probabilidade do El Niño chegar já em agosto, a partir da próxima semana, é de 60%. A porcentagem aumenta conforme nos aproximamos do fim do ano. É de 80% a possibilidade de o fenômeno se estabelecer entre outubro e dezembro. Há fortes indícios que levam climatologistas a crer em sua chegada iminente. "O comportamento atual das águas e dos ventos no Pacífico, combinado com outras pistas que usamos para previsão, é similar ao que antecedeu outros eventos do tipo", resumiu a brasileira Kátia Fernandes, meteorologista da Universidade Columbia, nos Estados Unidos.
Com a chegada do El Niño, significa seca no Norte e Nordeste e chuvas fortes no Sul e Sudeste. Portanto, para 2015 já é esperado outro ano de seca no nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...