quinta-feira, 3 de julho de 2014

RN ganha fábrica de lenha ecológica

Imagem Ilustrativa
http://www.emparncaico.com/
O Projeto Caatinga Viva, patrocinado pela Petrobras, inaugurou ontem, em Ipanguaçu (RN), uma biofábrica de briquetes, um tipo de lenha ecológica produzida a partir de biomassa, recurso renovável proveniente de matéria orgânica vegetal como plantas, capim e resíduos de poda de árvores. A fábrica produzirá aproximadamente cinco toneladas por ano, para substituir o uso da lenha nativa e minimizar o desmatamento da Caatinga e a perda da biodiversidade da região.

A caatinga é uma das áreas semiáridas mais ricas em biodiversidade do planeta, e também o único bioma exclusivamente brasileiro. No entanto, encontra-se ameaçado, entre outros motivos, pelo desmatamento proveniente da extração de madeira para produção de lenha.

O Caatinga Viva foi contemplado na seleção pública de 2010 e, atualmente, integra o Programa Petrobras Socioambiental. O projeto desenvolve atividades de produção de briquetes, reúso de águas servidas, educação socioambiental e recuperação de 100 hectares de áreas degradadas, especialmente em matas ciliares do rio Açu, em Áreas de Proteção Permanente e em Reservas Legais de assentamentos rurais. Também são reutilizados 26 metros cúbicos por hora de esgoto tratado do município de Pendências/RN para a produção de biomassa na fábrica.

A iniciativa também tem parceria com a Embrapa, IFRN, Caern e Associação Norte-Riograndense de Engenheiros Agrônomos (Anea). 

Por Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...