sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

FOTOS: Governador eleito Robinson Faria assina termo de compromisso com o MARCCO na OAB/RN

DSCN7078

DSCN7066Fotos: Anne Danielle Medeiros
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MARCCO, Controladoria-Geral da União – CGU, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Ordem dos Advogados
no Rio Grande do Norte realizaram hoje (11) evento comemorativo ao Dia Internacional contra a Corrupção na sede da OAB/RN. A abertura foi feita pelo presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, e contou com a participação do governador eleito Robinson Faria, prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, chefe da Controladoria-Geral da União no RN, Roberto Medeiros, e do coordenador do MARCCO, Carlos José Cavalcanti.
Na ocasião, Robinson Faria assinou termo de compromisso para somente nomear autoridade ficha limpa para sua assessoria de governo, bem como termo de adesão ao Programa Brasil Transparente da CGU.  Conforme Roberto Medeiros, o programa vai permitir a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, que ainda não foi regulamentada no Estado. Para Robinson, a iniciativa do MARCCO é uma importante contribuição na fiscalização do dinheiro do povo. “Eu já tinha dito que no nosso governo não será nomeado quem tenha ficha suja. Temos o objetivo de marcar a gestão na história pela transparência”.
Em seguida, o prefeito Carlos Eduardo afirmou que é parceiro das instituições presentes no evento e que não nomear ficha suja  já é uma prática dele. Dando continuidade,  o diretor do Departamento de Redes, Segurança e Suporte  Técnico da Secretaria Municipal de Planejamento, Clésio Azevedo, fez a apresentação da plataforma E-SIC, que tem como função prestar contas à sociedade e mostrar como a gestão está fazendo  e como.
Ainda na programação comemorativa, foi apresentado o Observatório Social de Natal por Halcíma Batista, Maria das Neves Valentim e Hermínio Sobrinho. Trata-se de um espaço para o exercício da cidadania com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. “Vamos trabalhar no acompanhamento das contas públicas para atuar na prevenção da corrupção”, disse Maria das Neves.  Democráticos e apartidários, os Observatórios Sociais (OS) estão presentes em 87 cidades, em 15 estados brasileiros, e já conseguiram, em dois anos consecutivos, uma economia estimada em torno de R$300 milhões nas compras municipais, atuando no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos indicadores e em ações de educação para a cidadania.
Por fim, o encerramento foi feito pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do RN, Augusto Carlos Rocha de Lima, e pelo procurador-geral junto ao Tribunal de Contas do Estado, Luciano Ramos, que destacaram os instrumentos de combate à corrupção.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3LfqTuU00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...