Postado por Verônica Rodrigues
Foto: Ronaldo Schemidt / AFP
Ser obeso pode reduzir a expectativa de vida em oito anos, além privar as pessoas de 19 anos de boa saúde. O quadro foi apresentado através de novas estimativas baseadas em sofisticados programas de computador.
O levantamento mostrou que pessoas com sobrepeso e obesas têm menores chances de viver mais tempo em função de um aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes.
Pesquisadores no Canadá usaram dados de pesquisas feitas nos Estados Unidos para criar um modelo de simulação de doenças, que estimou o risco de desenvolver problemas de saúde em adultos de diferentes pesos.
Eles descobriram que os indivíduos com excesso de peso – aqueles com um índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 30 – podem perder até três anos de expectativa de vida. Para os obesos, com IMC de 30 a 35, até seis anos de vida foram perdidos, em média, e aqueles que apresentam obesidade mais severa, com IMC de 35 ou mais, poderiam perder até oito anos.
A expectativa de vida foi reduzida de forma mais significativa entre os jovens.
Professor de medicina na Universidade McGill, em Montreal, Steven Grover liderou o estudo e disse que os cálculos seriam úteis para demonstrar aos médicos e seus pacientes os riscos que correm por estarem acima do peso ou obesos.
- Esses cálculos são clinicamente significativos e devem ser úteis para os indivíduos obesos e profissionais de saúde para diagnosticar a dimensão do problema e os benefícios substanciais de um estilo de vida mais saudável, incluindo modificações na dieta e atividade física regular – disse.
O estudo foi publicado na revista “The Lancet”.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados