http://www.jairsampaio.com/
São Paulo, novembro de 2015 – A University of the West of England, convidada aparticipar da UK Universities 2015 (promovida pelo British Council), em parceria com a ONG internacional Oxfam, está provando que a urina pode gerar eletricidade.
Com um protótipo instalado no campus da universidade, os pesquisadores coletam urina dos estudantes para gerar energia elétrica – o objetivo do
projeto é prover eletricidade em larga escala a campos de refugiados e áreas de desastre.
projeto é prover eletricidade em larga escala a campos de refugiados e áreas de desastre.
De acordo com os pesquisadores, o sistema biológico de células-combustível (MFC, na sigla em inglês para microbial fuel cell) se alimenta da urina e gera eletricidade suficiente para a iluminação de áreas internas dos campos de refugiados, como banheiros, dormitórios e localidades que necessitam de maior segurança .
No teste que foi efetuado em março de 2015 no campus da universidade, um vaso sanitário (foto) foi convenientemente posicionado próximo ao bar dos estudantes, para que eles vissem o funcionamento do sistema. O objetivo da universidade e da Oxfam é que o protótipo seja usado em escala industrial por agências de ajuda humanitária.
A eletricidade é gerada por meio de um sistema completamente verde, que não utiliza combustível fóssil, e de baixo custo – a unidade instalada no campus estaria pronta para uso em campos de refugiados por cerca de 600 libras esterlinas. Estima-se que mais de 6,4 toneladas de litros de urina humana sejam geradas globalmente todos os anos.
SOBRE O BRITISH COUNCIL
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações no site: www.britishcouncil.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados