terça-feira, 12 de abril de 2016

Quando autoconfiança nos traz problemas... Em quem confiar?

 
Quando autoconfiança nos traz problemas...  Em quem confiar?
Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.
Na eleição de 2012 houveram várias impugnações da candidatura a prefeito em Guamaré, os principais candidatos impugnaram o seu adversário, tendo o atual prefeito ganhado a batalha jurídica conseguindo com que a justiça o declarasse candidato. A questão levantada na época foi que Hélio por ser
cunhado de Auricélio que estava à frente do executivo há dois mandatos, não poderia concorrer à prefeitura por caracterizar o terceiro mandato.
A tese defendida pela assessora jurídica de Hélio era que Auricélio estaria no seu primeiro mandato, tese esta aceita pela Justiça Eleitoral, até mesmo na última estancia (TSE). Esta tese é o grande problema para o grande articulador, pois agora estar caraterizado em caso de tentar a sua reeleição, o terceiro mandato. Trocando em miúdos Hélio não poderá ser candidato a reeleição. Há jurisprudência consolidada sobre o caso concreto.
 “[...] Elegibilidade. Chefia do Poder Executivo. Parentesco. Terceiro mandato. Art. 14, § 7o, da Constituição Federal. Impossibilidade. 1. O § 7o do art. 14 da Constituição Federal impede a ocorrência de três mandatos consecutivos, seja por via direta - quando o aspirante é o próprio titular da chefia do Poder Executivo –, seja por via reflexa, quando este é o cônjuge, parente consanguíneo, afim, ou por adoção, até segundo grau. 2. É inelegível o candidato à reeleição para cargo de chefia do Poder Executivo, se, no período anterior, o cargo fora ocupado por seu parente, no grau referido no § 7o do art. 14 da Constituição Federal, ainda que este tenha renunciado a qualquer tempo ao mandato, sendo substituído pelo vice, parente ou não, pois a eventual circunstância de vir a ser eleito configurará a terceira eleição consecutiva circunscrita a uma mesma família e num mesmo território. [...]” (Res. no 22.584, de 4.9.2007, rel. Min. José Delgado.).
Agora vem a grande pergunta em quem confiar para ser o candidato do sistema?
Eudes Miranda não poderá ser candidato por ser irmão do atua prefeito. Hélio vai confiar na sua bancada legislativa? – Quem garante que não será traído?
A família não aceitará um forasteiro como candidato pelo mesmo motivo, qual seja falta de confiança.
Quem será capaz de receber a incumbência de suceder a Hélio? Qual a intensidade eleitoral do escolhido? – Já que do outro lado o candidato pode ser o filho do Pajé, Mozaniel, apesar da situação dizer que não, o tempo e a justiça darão a palavra final. Não podemos esquecer que poderão ser lançadas outras candidaturas. Confiar: Entregar (alguma coisa) a alguém sem receio de a perder ou de sofrer dano.
“Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota”. Napoleão Bonaparte.


José Carlos de Oliveira                                                                                               Eleitor de Guamaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...