quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Guamare-RN : É preciso passar à cidade à limpo.

 
Todo cidadão  tem o direito  de saber como são  gastos as verbas públicas,principalmente  em um município onde a arrecadação  anual é alta ,e que se for comparada com as benfeitorias realizadas no município,há  um disparate  enorme.Vale  salientar  que, em nenhum  momento estou acusando o prefeito atual  de qualquer tipo de desvios de dinheiro  público, porém,  discordo totalmente  do modo pelo qual o excelentíssimo  prefeito  Hélio Willamy administra  o município, porque não promove o desenvolvimento sustentável,  e isto demonstra a falta de capacidade  gerencial devido ao mau uso das verbas públicas por  parte do prefeito. Diante disso, é preciso saber como é gasto centavo por centavo.
         Nos últimos  8 anos o município  teve uma arrecadação  superior  a  1, 2 bilhões  de reais, dinheiro  suficiente que poderia construir as seguintes  obras:
1.0- Um hospital com 160 leitos, sendo.          12  para UTI , completo,
inclusive.               Equipamentos  modernos, cuja.                   demanda   atenderia uma cidade de.         30 mil pessoas. Valor da obra em             2013 : 16 milhões de reais. O custo           de manutenção mensal com.                      funcionários  e equipamentos                    sairia em torno de 2.6 milhões  de.           reais,data base  2013.
2.0 - Uma Arena multiusos para 12 mil.              pessoas super   moderno, igual a.              inaugurada  no Pará, em 2016, que.          custou  94 milhões de reais.
3.0.  Ônibus  Escolar: Os preços  variam.          entre 180 mil (22 passageiros ) e.              300 mil para 44 passageiros. A.                  prefeitura  poderia  ter comprado.              uns 5 de cada, totalizando : 2.4.                  milhões de reais.
4.0 - Construção  de duas escola.                        moderna com 16 salas,toda.                      equipada: 13.5.milhoes de reais.
5.0- Creche moderna para  200 criancas:
        2.5 milhões , cada uma . Bastava.             construir  duas. Total: 5.0 milhões.           de reais.
6.0- Construção  de um Matadouro.                   público industrial : 700 mil reais,                 data base 2012.
        Somando  o total  destes projetos   acima, temos: 131.6 milhões  de reais. Ou seja, demonstrei  que poderiam muito bem terem sidos executados  vários projetos sustentáveis  como estes,  e que bem estudados  e agregados a outros na área de turismo e capacitação  de pessoal , certamente  gerariam empregos. O mais  importante era aproveitar  os valores  da terra através de suas conquistas  profissionais, para atrair eventos  esportivos a nivel  nacional, assim  sendo,seria possível  vender a imagem de Guamare  lá fora.
        Infelizmente  , o modelo  de gestão  arcaica  e ultrapassada promovida pela gestão  do prefeito  atual, inibe o crescimento,divide a sociedade e não  redistribui  renda,porque o foco principal  é  manter-se no poder, usando  como moeda de troca o emprego na prefeitura,  e a locação de imóveis e veículos daqueles  que fazem parte do poder.
         Como dizia o sambista Jesualdo Matriarca: Quem tira leite de vaca pela mão da vontade e não da possibilidade  da teta, estrangula  o animal e mata a bezerra.  A tendência  é  que a cidade de Guamaré continue  estagnada  no tempo levando o município  a bancarrota, caso este modelo de gestão  continue.
          A cidade de Guamaré precisa  ser administrada por alguém que saiba aplicar  bem os recursos públicos, gerenciando  como quem gerencia uma empresa privada. Entretanto, nestes últimos  10 anos foram gastos mais  de 10 milhões  de reais com festas pagas com dinheiro  público ,e os gestores  e seus assessores responsáveis  por esta área  neste período, não foram  capazes de  cooptar  patrocínios de empresas privadas.
          A administração  pública  municipal  também peca por não investir  firmemente na educação, cuja metodologia para formar cidadãos  não  é capaz  de incentivar os alunos em ter o prazer de irem à escola.É preciso apostar  na criatividade  dos alunos  e professores, se necessário, capacitando -os. Exemplos  não faltam,basta  dar um pulo na cidade se Sobral -CE , e também  pode estudar a metodologia  usada na escola  da Ponte -Portugal,  e  adequa - las a nossa realidade. Lamentável  é conviver  com à  falta de professores, e de transporte devido  ao mal planejamento .                                             Senhor prefeito,trace metas audaciosas  para melhorar  o nível da educação  escolar no município, e deixe

        É  preciso  passar à cidade de Guamare  à  limpo antes que este município chegue a bancarrota. Fica difícil  compreender  como uma cidade que arrecadou  mais  de 1 bilhão de reais nos últimos  8 anos não  consegue desenvolver -se, e  sequer foi executada uma obra sustentável, e , o pagamento  dos salários  dos servidores públicos em dia é visto como algo extraordinário, tamanho  a pequenez e a falta de empreendedorismo do gestor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...