terça-feira, 22 de agosto de 2017

Guamaré -RN ; Desde quando cumprir com as obrigações são exemplos de uma gestão eficiente e sustentável.

Praticamente ,todas as semanas aparecem noticiários em determinados blogs locais querendo vender á imagem de que o prefeito Hélio é um exemplo de gestor público;Isto,sem falar,que muitas notícias beiram ao surrealismo.Evidente,vivemos em uma democracia, devemos respeitar as opiniões em contrário,todavia, não podemos nos deixar ser levados por propagandas de cunho político que tentam ignorar à inteligência alheia,pois existem hoje muita fontes para o cidadão informar-se sobre a realidade dos fatos.

     Enumerando algumas ações administrativas do prefeito Hélio,que nada mais são do que simples obrigações de um gestor público,mas que tentam vender á imagem de um grande gestor;Temos as seguintes,que por sinal,são repetitivas ao longo deste últimos 8 anos:
1º- Pagamento dos salários dos servidores em dia- Isto é um direito líquido e certo do trabalhador.
2ª- Operação tapa buracos e terraplenagem em estradas vicinais- O cidadão paga impostos para ter as vias transitáveis,porém, falta empreendedorismo para acabar de vez com       esses paliativos,que nada mais é do que desperdício de dinheiro público,afinal,as estradas vicinais já deveriam estar pavimentadas,seguindo o padrão de mobilidade urbana.
3º- Vacinação do gado contra a febre aftosa- É uma questão de saúde pública,e,se o gestor público municipal levasse mais à sério, teria construído há muito tempo um matadouro           público industrial,para que as carnes servidas à mesa dos cidadãos tivessem uma melhor qualidade em termos de higiene.
4º- Manutenção da frota de veículos (ônibus e ambulâncias)- A manutenção preventiva e corretiva faz parte de qualquer processo que zele pela vida das pessoas a serem                   transportadas,contudo, o que notamos são apenas os consertos quando os veículos quebram.
5º- Limpeza urbana- Além de ser uma obrigação da prefeitura,o preço pago pela tonelada de lixo no município é alto,isto sem falar que não existe uma politica nesta área que             vise  os cidadãos, conscientizando-os e incentivando-os quanto á coleta seletiva e também ,a não sujarem as ruas. Afinal,a empresa responsável pela coleta recebe por peso       coletado,portanto, deveria ser do interesse da  prefeitura que a cidade produzisse menos lixo, assim sendo, reduziria-se despesas,contudo essa política não existe,                       simplesmente.
6º- Habitação popular- O deficit habitacional no município ainda é grande,e a administração municipal continua investindo em projetos ultrapassados como esses conjuntos                 habitacionais,cujo projeto não leva em conta o tamanho da família,e tão pouco a sustentabilidade. È inconcebível ter como premissa,que o simples fato de um cidadão não ter       uma casa ou ele ter morado em uma casa de taipa, bataria joga-lo em um casa de alvenaria,sem levar em conta a qualidade de vida do cidadão. O ser humano não é um             gado, que basta cercar o terreno,dar água e comida que ele cresce e reproduz; É preciso que o projeto seja sustentável, com as ruas pavimentadas,urbanizadas e áreas de           lazer;Alem do mais,porque não agregam à energia solar aos projetos.A prefeitura não fiscalizou como deveria,a execução dessas casas,muitas de qualidade duvidosa,e,que         beiram ao absurdo de serem entregues sem energia elétrica e água,porque faltou planejamento.
7º- A tão sonhada ETE, que está parecendo ser uma obra de engenharia inovadora,e arrasta-se para ser concluída,porém, basta um olhar clínico que descobrirá-se os                       verdadeiros motivos do atraso,isso sem falar no descaso que houve por parte dos gestores públicos deste município,que demoraram aprovar e executar este projeto                     relevante.
8º- Obra da ciclovia- Esta é um exemplo do descaso com o dinheiro público, que certamente o MPF está analisando.
      Aliados a tudo dito acima,ainda temos os discursos demagógicos,recheados de imagens e contradições, que tendem passar á impressão de que administra-se para o                   povo,discursos estes,que são facilmente contrapostos,haja vista que se o prefeito trabalha para o povo e os recursos são públicos,por  que então ele não implanta o                       orçamento participativo? Por que a educação do município não serve de modelo de gestão,e não produzem resultados satisfatórios á nível nacional? Com a palavra,o senhor        prefeito.!  A resposta é simples,falta gestão.
      A administração do prefeito de Guamaré beira à irresponsabilidade,que trará sequelas futuras enormes para o município, mas certamente o TSE e o MPF tomarão as devidas       providências para que esta cidade não vá ao fundo do poço. Lembrando que, parte da sociedade também tem sua parcela de culpa,por que alimenta esta gestão do prefeito         atual,quando não faz o uso de sua cidadania e também colabora diretamente com a plutocracia que dar sustentação ao poder do atual prefeito.
       Para não ser radical, é necessário parabenizar a política com relação aos idosos,que é satisfatória, e ,quanto á área esportiva ,no tocante aos esportes de combate,o                    sucesso deve-se em parte,a competência,talento e abnegação dos professores e alunos,porque a estrutura necessária para descobrir e moldar futuros talentos,essas não            existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...