quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Guamaré-RN : A classe política municipal precisa de renovação.


Os jovens deste município precisam participar mais ativamente  da política,porque isso vai oxigenar a classe política e também é salutar para á democracia. É necessário que surjam novos  candidatos que tenham uma visão sustentável do bom uso do dinheiro público,mas para isso, é preciso ter coragem e comprometimento com a causa ,pois é necessário quebrar paradigmas,saindo deste ciclo vicioso,onde a prefeitura é o único caminho para o bem estar do cidadão.Do mesmo modo que a população desta cidade ficou assustada com o possível fechamento da refinaria Clara Camarão, que um dia a longo
prazo,acontecerá,afinal,as fontes de energias serão outras,é preciso também atentar-se ao fato que, é questão de tempo que a máquina pública municipal passe por um drástico processo de adequação,senão,não sobrarão verbas para a execução de bons projetos.
          A atual classe política desta cidade é altamente conservadora e sem atitudes em relação ao que mundo atual exige. Na última reunião da câmara municipal,tivemos os discursos dos excelentíssimos vereadores: Srª: Francisca do camarão, que teve uma atitude louvável em dizer que iria apresentar um projeto de geração de empregos e renda,todavia,faltou-lhe ser mais pragmática, afinal, faz quase 1 ano que assumiu seu cargo,e urge a necessidade da apresentação de projetos sustentáveis por parte de todos os vereadores,porém, antes tarde do que nunca. Quanto ao discurso do vereador Ednor,ficou demonstrado que algumas autoridades não procuram antever-se aos possíveis problemas do município.Quem de sã consciência acha que esta cidade iria ficar eternamente recebendo royalties da Petrobras! Evidentemente, que o ilustre vereador Ednor tem o direito de explicitar as suas opiniões,entretanto, teria sido mais eficiente se há muito tempo atrás tivesse levado a câmara soluções eficazes que pudessem contribuir com o desenvolvimento do município,mas não os fez..Quanto ao discurso do vereador Gustavo,veio em boa hora,porém,não devemos ficar tão somente na crítica,pois é preciso que sejam apresentadas políticas públicas sérias que levem em conta o desenvolvimento sustentável,e que já deveriam estarem senso postas em prática nas escolas.
          Há muito tempo que as eleições em Guamaré giram praticamente em torno dos mesmos candidatos, e é preciso que surjam candidatos novos que concebam a ideia de que esta cidade é totalmente viável se forem executadas políticas públicas sérias,deixando o fisiologismo exacerbado de lado,pois somente com o trabalho árduo atrelado á uma boa educação ,é que esta cidade poderá sair do buraco negro em que encontra-se.
          Desde a construção do polo industrial que muitas oportunidades foram desperdiçadas pelos gestores públicos desta cidade,entretanto, faltou-lhes focar no crescimento sustentável,porém investiram em farras com festas e em projetos básicos,achando que os recursos públicos iram continuarem brotando,como se esta cidade fosse a casa da moeda.Hoje, a população sofre devido á falta de competência e de visão administrativa de seus gestores,quando na realidade,eram para estarem usufruindo de uma qualidade de vida melhor;Entretanto,nunca é bom lembrar de que,parte da população alimentou esse processo todo por não olharem a cidade como um todo.
         Há quanto tempo os servidores públicos lutam para que o PCSS seja implantado realmente,mas não consegue,pelo simples fato de que não há união de todos os servidores para que isto aconteça,senão já teriam conseguido. Vejamos o exemplo da grande ocupação do MST,em São Bernardo-SP,onde mais de 7 mil famílias lutam pelo direito á moradia,e somente conseguiram porque se uniram,senão, seriam expulsos do lugar.
         A população precisa mensurar os valores na ordem de 250 milhões de reais,que sem bem aplicados,esta cidade não estaria a mercê tão somente da rara água da CAERN,nem dos poucos empregos no polo petroquímico e tão pouco dos salários da prefeitura. Uma administração competente procura agregar valor aos seus gastos.Hoje,a prefeitura executa um bom projeto em relação aos idosos, mas que poderia ser  melhor,se procurasse inovar; Executa um política satisfatória em relação as crianças,todavia, peca por não ter um suporte moderno em relação ao espaço físico para uma creche;e a última novidade é o ponto eletrônico dos servidores públicos,que conforme noticiado em um blog local,todos ainda não funcionam devido a falta de atitude de alguns secretários em não faze-los. Contudo, quem nomeia os secretários é o prefeito,e se isso está acontecendo,é porque falta pulso firme do prefeito em fazer cumprir ao seu programa implantado.
        O resumo da ópera é que é preciso que os cidadãos engajar-se mais na política desta cidade,evitando que o dinheiro público suado de cada um de nos seja aplicado de modo  irresponsável e insustentável. Não interessa aos péssimos políticos que a população torne-se ativamente participante deste processo,sob pena de perderem seus cargos ,que são basicamente nutridos pelo poder,em detrimento as boas causas sociais..
        A margem de tudo isso,ainda tem aqueles blogs que deveriam contribuir com o desenvolvimento de seu município,fiscalizando as ações de seus gestores públicos e ao mesmo tempo sendo uma ponte entre o povo e o poder público,todavia ,o que vemos em muitos casos,são alguns blogs ditos chapas brancas,que deveriam estar a serviço da sociedade,mas não estão.Estão ali apenas para fazer uma maquiagem jornalística da cidade,tentando esconder fatos da população,como se estas pessoas fossem cegas,surdas e mudas,porém, contra fatos ,não há argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...