quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Guamaré-RN : Por que a cidade não desenvolve-se?

Existem vários fatores pelos quais esta cidade não desenvolve-se; O primeiro fator é devido à falta de gestão pública , seguindo-se da falta de uma educação de qualidade que a cidade não tem e fechando com a falta de consciência política e social que a maioria dos cidadãos ainda não possuem.
         Esta cidade tem um dos piores prefeitos do Brasil ,que não tem a mínima condição de administrar uma cidade com os grandes recursos públicos que existem. Não tem como uma cidade crescer sem que a população tenha acesso a uma educação de qualidade , e o que vemos hoje, são mais de 250 milhões de reais literalmente sendo jogados fora .Uma cidade como Guamaré nunca deveria ser administrada como se fosse um curral eleitoral ,pois este modelo de gestão fazia parte da época do cangaço e que não deveria continuar perpetuando-se neste município. É pura demagogia dizer que o prefeito administra esta cidade para o povo , pois se isto fosse verdadeiro ,o orçamento participativo teria sido implementado há muito tempo, como também ,o povo seria consulta no momento que foi instituído a taxa de iluminação pública.
        Guamaré é uma cidade que parece ter sido condenada a viver no atraso ,como se o futuro não a pertencesse , todavia, quem está condenando-a são os próprios políticos  que são eleitos pelo povo. Uma sociedade que contentam-se com pouco, onde os empregos na prefeitura parecem ser a única tábua de salvação ,cujos salários em média, dão apenas para o cidadão manter-se , e isto leva uma grande parte da sociedade a viver em estado de pura letargia; É aí, que os péssimos políticos aproveitam-se , porque se a população não teria condições de ter acesso a um ensino de qualidade, consequentemente,dificilmente poderão desenvolver-se profissionalmente.
        Outro fator relevante, é que é preciso que haja uma renovação urgente na classe política da cidade, pois muitos destes políticos entram na política simplesmente pela busca de um emprego como vereador, afinal ser vereador nesta cidade é tudo de bom. Um bom politico deve lutar por uma causa ,pois estes sim, tem valor, todavia ,aqueles que lutam apenas por interesse ,tem preço. Hoje o que vemos nesta cidade é um prefeito que realiza uma gestão ultrapassada no tempo, pois ele segue a cartilha do PMDB, partido que está diluindo-se, e , uma oposição que somente existe no papel e ainda por cima ,não tem identidade.Uma oposição verdadeira  procura contrapor-se ao prefeito com ideias e projetos, e fiscalizando com rigor antevendo-se aos possíveis problemas futuros, entretanto ,o que vemos é uma oposição totalmente apática e que parece fazer jogo de cena, haja vista que somente quando os problemas acontecem ,é que os discursos inflamados aparecem.  Com as devida vênias a todos os vereadores, mas a maior oposição que existe contra o prefeito são as próprias lambanças provocadas por ele, haja vista que administrar uma cidade, não é o mesmo que jogar uma pelada de futebol.  
      Evidentemente, que em todas as regras há exceções , e ainda é possível notar que individualmente na câmara municipal existam um ou dois parlamentares que tendem a fazer a diferença, mas no conjunto da obra,a câmara municipal de Guamaré  tem uma atuação pífia ,e que não consegue aprovar projetos relevantes para o município.
     No dia que a maioria dos cidadãos desta cidade começarem a conscientizar-se de que não vivemos em uma ilha ,e  que é necessário esforço conjunto da sociedade e de seus representantes públicos para que esta cidade saia do estado de estagnação política e social que encontra-se, aí certamente a bela Guamaré poderá navegar no rumo do desenvolvimento sustentável. Os royalties não serão eternos ,por isso ,precisamos de políticos que pensem avante no tempo ,que busquem soluções para gerar empregos ,e não apenas promovendo cursos e mais cursos sem que haja perspectivas reais de empregar estas pessoas. Esta cidade precisa de um choque de gestão pública ,onde não haja espaço para  uma gestão pública ilusionista que penaliza á geração futura.Qualquer cidadão que fizer um levantamento bem detalhado sobre os recursos públicos que entraram neste município, verá que nos últimos 10 anos ,foram mais de 1,4 bilhões de reais que foram pulverizados devido as más gestões públicas. Verba pública mal aplicada ,não rende dividendos para o município, e o que mais vemos hoje em dia, são os paliativos sobrepujando a ideia de um bom projeto sustentável. Até quando os cidadãos irão conviverem com as eternas operações tapa buracos na RN-221? Até quando as ruas que são construídas não levam em conta o princípio da mobilidade urbana, pois ainda constroem-se ruas com calçadas de 1,0 m para o cidadão transitar. Até quando as carnes consumidas pela população não seguem as normas de higiene desde a matança até a venda? Portanto,é possível afirmar que a saúde pública de Guamaré é excelente?  
       São estes tipos de gestões ultrapassadas que sequer sabem o que significa a palavra sustentabilidade, que estão impedindo que uma sociedade desenvolva-se como deveria e, grande parte da sociedade que chancela este modelo de gestão ,está impedindo os seus filhos de ter dias melhores. Portanto , o Gilmar Mendes não é o culpado por este descalabro social pela qual a cidade encontra-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...