A cidade de Guamaré é um município cheio de possibilidades para desenvolver-se,todavia, a falta de gestão pública que não promove a geração de empregos,onde o gestor fica apenas atrelado aos recursos públicos que a cidade recebe,então a cidade não produz,exceto pelo petróleo que é algo natural,o prefeito gastador aplica mal os recursos públicos porque não tem comprometimento com as políticas públicas,caso tivesse, a ETE já teria sido inaugurada.
Estes são uns dos motivos pelos quais o RN é um estado pobre,pois o estado não produz,e depende demais de produtos de fora para atender as suas necessidades.
Estes são uns dos motivos pelos quais o RN é um estado pobre,pois o estado não produz,e depende demais de produtos de fora para atender as suas necessidades.
Como esta cidade quer crescer se a gestão fisiológica está acima daqueles projetos que promovem desenvolvimento sustentável.O prefeito vangloria-se de pagar os salários dos servidores em dia,todavia o comércio local lucra pouco com isso,pois a grande maioria das pessoas fazem as suas compras em Macau,basta observar o crescimento do comércio da cidade de Macau em comparação com a cidade de Guamaré,ou seja,o dinheiro que deveria circular quase que totalmente no município,não circula. E,quando trata-se de empregos no polo industrial,as empresas trazem a maioria de seus trabalhadores de fora,e ainda absorvem mão de obra das cidades circunvizinhas,sobrando o percentual menor para os trabalhadores desta cidade.
A riqueza dos municípios do RN deve-se em grande parte ao Petróleo,pesca,energia eólica e do sal,apesar de que,no passado, o sal e a scheelita representavam a redenção da economia do RN,e devido a falta de políticas públicas levaram ao esvaziamento da iniciativa privada,haja vista a forte intervenção do estado na economia,e as empresas ficam esperando pelos inventivos fiscais.
Hoje a economia está direcionada para aquelas atividades produtivas de maior tendência no mercado que são a fruticultura, carcinicultura,turismo e petróleo. Diante disso,podemos observar em relação ao município de Guamaré,a falta de gestão competente que faça com que o município torne-se independente dos recursos públicos,pois a dependência é uma faca de dois gumes,pois os gastos com a manutenção da máquina pública tendem a aumentar,enquanto os recursos públicos tendem a diminuírem.
Um prefeito que comanda uma cidade com orçamento na casa dos 230 milhões de reais,mas que não consegue alavancar o progresso de seu município,demonstra apenas a sua falta de capacidade. A cidade de Guamaré tem grandes terras que poderiam tornar-se produtivas se a prefeitura investisse na agricultura familiar;Tem rios margeando a cidade que poderiam muito bem captar projetos na área da carcinicultura; Tem uma costa litorânea,principalmente no Canto do Amaro,que se tivesse um bom projeto envolvendo lazer e gastronomia,poderiam muito bem atrair turistas locais,ou seja, de cidades vizinhas. Agora, o que não deve-se fazer é torrar o dinheiro público em feiras internacionais e no Sul do Brasil,como fez a prefeitura através da secretaria de turismo.Em outras palavras,os turistas estrangeiros são exigentes,prezam não tão somente pela beleza natural,mas também pela infraestrutura do lugar em todos os aspectos, e isso, a cidade de Guamaré não tem.
Torna-se praticamente impossível uma cidade desenvolver-se sem que tenha acesso á uma educação de qualidade. Um gestor que faz reformas nas escolas e fornece merendas e fardamentos,achar que isso sim é sinônimo de que tem zelo pela educação,chega a ferir a nossa alma e causa indignação. Em vez do gestor público olhar para o retrovisor,este deveria sim olhar para o futuro sustentável desta cidade,porém não faz porque o que importa é a manutenção do poder a qualquer custo.
Hoje,lendo um belo artigo do Potiguar notícias,que explicita bem o porquê o estado do RN é pobre,consequentemente,a maioria dos gestores públicos vão no mesmo caminho, portanto,reportarei a seguir alguns trechos da matéria :Por Jorge Cunha ; O RN continua pobre,um estado mendigo e bem vestido. Em uma palestra um Catalão Ramon Bagó disse: (referindo-se ao RN), Voces são pobres porque são muitos ricos.¨ No fundo ele quis dizer que ,como não cuidamos de nossas potencialidades de fazer riqueza,continuamos pobres angariadores de empregos públicos. Hoje estou concluindo que somos um estado mendigo bem vestido e fedendo.
Refletindo bem sobre o dito no paragrafo anterior, e fazendo uma ilação com a cidade de Guamaré;Então, vamos continuar tomando aquela caninha ou cerveja com tainha frita nos botecos,jogando conversa fora,uns criticando o prefeito e torcendo para que este saia,para que eu possa ter a minha chance de entrar na prefeitura;Outros torcendo para que ele continue,assim sendo,meu emprego está garantido,e ,esperando que os problemas sejam resolvidos,já que á arrecadação ainda continua dando para pagar os salários em dia dos servidores e as despesas da prefeitura, na grande maioria mal feitas pelo atual gestor municipal.
O prefeito a ser eleito em Guamaré terá duas vertentes a seguir: Pode continuar neste mesmo modelo de gestão fisiológica e ultrapassada do prefeito Hélio,que está levando este município a falência múltiplas dos órgãos municipais que trará sérias consequências á médio prazo para á população,ou então ,terá que provocar um choque de gestão,acabando com muitos vícios existentes na gestão pública,quebrando paradigmas,mas é preciso saber quem se habilitará para mudar este estado de coisas, antes que este município não chegue ao fundo do poço. É preciso que o candidato eleito tenha coragem e ousadia para enfrentar os desafios enormes que esta cidade precisa para desenvolver-se.

Parabéns Joselito por essa matéria vc é um grande escritor e observador da situação da prefeitura de Guamaré como não dizer do estado do RN vc falou em sua matéria que a prefeitura está abarrotado de gente não foi essa suas palavras mais foi o que entendi.e verdade meu amigo precisa um gestor que tenha coragem de fazer o que a prefeita Shylei Targino fez em MESSIAS TARGINO passou a caneta enxugando a máquina (a prefeitura) se for lula ele tem que fazer para alavancar essa prefeitura que está de mal a pior é se for outro candidato esse tem que ter cabelo na venta pra não fraquejar diante dos seus eleitores e saber da um não é começar a encinar a agricultura familiar e levando fábricas de confecção para essa cidade e gerar emprego como está sendo feito em messias Targino tiro meu chapéu para vc é o blog que publicou sua matéria boa tarde
ResponderExcluirFalou tudo prefeito que só pensa em liminar.
ResponderExcluir