domingo, 18 de fevereiro de 2018

Guamaré-RN : Onde estão os vereadores desta cidade ?

  É sabido de todos que o mandato eletivo não cessa quando a câmara municipal entra em recesso; Entretanto,os excelentíssimos tem o direito as suas merecidas férias,afinal andaram labutando muito em prol do município, onde muitos projetos relevantes foram aprovados,contudo,isso não implica que vossas excelências fiquem desconectados com a realidade do município
         Os vereadores desta cidade parece que somente sabem fazerem as suas críticas ao gestor público municipal quanto estão na tribuna da câmara. Apesar de que, esse caminho é legal, todavia, quando um político defende seu povo ou crítica as ações do prefeito nas redes sociais,a reverberação de sua fala repercute mais devido ao alcance destas mídias;Por isto,que essa ferramenta é tão importante quando bem utilizada e,a maioria dos políticos do mundo fazem isso ,quer através dos Twitter ,blogs,Facebook, todavia, os representantes públicos desta cidade raramente utilizam deste meio,exceto na maioria das vezes quando é para se autopromoverem. 
        Vejamos,desde o início do recesso da câmara municipal em Dezembro de 2017,vários fatos aconteceram e continuam acontecendo,mas onde estão os vereadores? Vou citar dois fatos recém acontecidos que mostram como a população de Guamaré é mal representada,posso até dizer que seja órfão de seus políticos,por isso,esta cidade não tem força política sequer a nível estadual.
        1º- A colônia dos pescadores está agonizando com a vela na mão,(conforme matéria do Blog Guamaré em Dias),prestes a ser fechada,e que tende a ser transferida para a cidade de Macau.Evidentemente,esse problema não surgiu de uma hora para outra,e Guamaré é uma cidade pequena,portanto,muita gente já sabia que isto estaria para acontecer,porém, quais foram as ações tomadas pelos ilustres vereadores,e aí,não excluo o prefeito da cidade,para que esta situação não chegasse ao estado que chegou? Será que os pescadores não votam nesta cidade? E olhe que o prefeito é filho de pescador,imaginem se não fosse! Uma cidade que tem verdadeiros representantes públicos engajados em defender os interesses do povo jamais deixaria a situação da colônia dos pescadores chegar a este nível.Mas convém também dizer que os pescadores também tem a sua parcela de culpa. 
       2º- Os moradores do conjunto habitacional recém construído pela prefeitura em Baixa do Meio,(que poderia chamar-se Conjunto habitacional TITANIC ),sofrem constantemente devido aos alagamentos provocados pelas chuvas,isto sem falar,na péssima condição de algumas casas construídas,que sequer seriam aprovadas ,caso o CREA resolvesse fazer um laudo nessas casas. Agora,me pergunto:Onde estão os vereadores e o prefeito que não foram solidários aos moradores deste conjunto durante este momento crítico?  O mínimo que se esperava era que o prefeito deixasse de se lambuzar no mel, e ,estivesse ao lado desse moradores compartilhando com a sua dor , procurando soluções imediatas para resolver esta questão de vez,pois a lambança foi provocada pela sua gestão que não soube realizar um bom projeto sustentável neste conjunto. Agora, ficar utilizando de paliativos como máquinas de terraplanagem para consertar os erros, isso gerará mais desperdício do dinheiro público,que é uma marca registrada do prefeito Hélio. Quanto aos vereadores, nenhum apareceu,afinal ,ao ir,estariam assinando mais um atestado de incompetência,pois não fiscalizaram esta obra como deveriam,tão pouco,utilizam das redes sociais para manifestarem-se a favor destes cidadãos. Se estivéssemos em um período de eleição municipal  certamente,não iriam faltar vereadores calçando as suas botas de borracha,e munidos de seus celulares ou quiça de drones para filmarem, e em seguida ,publicarem nas redes sociais no intuito simplesmente de se promoverem. Infelizmente,os representantes públicos desta cidade não aprenderam que uma fiscalização preventiva é mais útil do que quando à obra está pronta,afinal, Inês já está morta.
          Afora isso, ainda tem a questão relacionada ao processo do TSE,onde a oposição parece ter problemas de mudez, afinal,é de interesse público saber o andamento do processo,portanto,a oposição tem o dever de manter a população devidamente informada. Mas o que vemos hoje em dia, são uns abnegados buscando informações à respeito sem ter o mesmo suporte jurídico necessário para trazer as informações reais ao povo.É devido a falta de oposição sistemática e produtiva que faz com que pouco a pouco parte da população não esteja sentindo-se representada,e daí surgem os burburinhos diversos sobre a postura dos vereadores oposicionistas,e,o povo não é bobo.
        A realidade política nua e crua  sobre o desempenho dos vereadores desta cidade,é que estes não representam o povo de Guamaré em toda a sua totalidade,como deveria,afinal foram eleitos para tal. O que acontece é que cada um procura representar apenas aquele seu grupo que o elegeu,porque os fins são os mesmos,o cargo de vereador de Guamaré, que é um dos melhores empregos públicos deste país.                                                                                                                                                                        Chega a ser interessante o fato de que na câmara municipal ter representante do povo que é oriundo da educação,mas não consegue contribuir com  projetos que elevem esta área ao patamar de melhor educação municipal do estado; Isto sem falar no PCSS , que mais parece um malefício do que um benefício aos servidores, pois entra ano e sai ano,mas continua sem ser implantado no município. Na próxima eleição para vereador ,o que o povo deveria fazer era eleger novos candidatos, porque a continuar deste jeito nem a cidade cresce ,e administrações danosas ao município como a do prefeito Hélio tenderão a perpetuar-se no poder.    
         O mínimo que a sociedade espera é que os representantes públicos desta cidade sejam mais onipresentes e menos onipotentes,sendo assim,o povo agradecerá.Salientando que,o povo tem a sua parcela de culpa ,afinal,seus representantes públicos não caem de paraquedas em seus cargos. Portanto,suas excelências vereadores de Guamaré,ainda restam quase 2 anos de seus mandatos,procurem justificar os seus salários,e procurem aprovar bons projetos,que tal começando pela construção de um matadouro público,haja vista que,brevemente a cidade co-irma Pedro Avelino,que é um primo pobre,terá um,e isto fará com  que a população possa consumir carnes com qualidade dentro dos padrões de vigilância sanitária. De que adianta o prefeito Hélio afirmar que a saúde pública na sua gestão é de primeira qualidade,se sequer ele prima pela qualidade das carnes que são consumidas no município.

2 comentários:

  1. Eita Joselito s Silva Soares mandou bem vc é um escritor de mao cheia não vou nem dizer nada a não ser parabéns para vc é para Fernando a verdade que cedeu seu blog para essa postagem que engrandece cada vez mais o blog do incansável Fernando Soares.

    ResponderExcluir
  2. Eles só pensam em Brasília em napoleão. Segurar o processo.

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...