quarta-feira, 21 de março de 2018

FERREIRO LUIZ MARTINS (BAMBÃO) E ALGUNS DE SEUS CAUSOS

Numa época em que pouca coisa pronta ou manufaturada era encontrada na cidade, a presença dos ferreiros era indispensável. Em Pedro Avelino conheci alguns representantes desta difícil profissão.

Para citar apenas os mais populares, eu me lembro de Luiz Martins, conhecido popularmente como Luiz Bambão e Manoel de Barros.

As oficinas destes profissionais eram as mais rústicas que se podia imaginar. O forno a carvão era assoprado por um arcaico fole de couro de boi, um cocho ou tonel cheio de água para resfriar as peças depois de

moldadas, alguns sacos de carvão espalhados por todo lado, várias marretas e muita fuligem no teto. Uma verdadeira bagunça que no final dava certo.

Eles eram peritos na fabricação de chocalhos e consertos de armas de fogo e ainda faziam peças de caminhões e consertavam portões de ferro e se dedicavam também à fabricação de instrumentos agrícolas como pás, enxadas, facas, foices, facões, alavancas, eixos de carroças e até machados. O forno também servia para assar castanha e milho.

Através do ofício de ferreiro, Bambão criou seus três filhos: Martins, Genival e Damião.

Ele tinha duas espingardas famosas: Gulosa e Rita Mundana, esta pertenceu a Manoel Toucinho, João Flor e Luiz Banha.

ALGUNS CAUSOS DE LUIZ BAMBÃO

RITA MUNDÃO OU MUNDANA:
-Seu Luiz foi a uma caçada e levou para o mato a espingarda favorita e lendária Rita Mundana. Ele disse que deu um tiro com Mundana e matou 499 arribaçãs. Então um gaiato perguntou: Seu Luiz, por causa de uma arribaçã, por que não fechou as quinhentas? Aí veio a resposta: -Menino, eu vou mentir por causa de uma arribaçã? Se retire daqui.
-COBRA E ÁGUA:
Numa conversa sadia, alguns rapazes estavam falando que eram grandes nadadores. Então Bambão se saiu com essa: -Meninos, eu rastejei uma cobra por dentro d'água com dez metros de profundidade.
-PICO DO CABUGI:
Alguns meninos perguntaram a seu Luiz se ele já tinha subido no Pico do Cabugi. Então, seu Luiz respondeu:-Eu subi nesse pico quando ainda era um morrinho de areia.
-GRANDE TIRO:
Numa inesquecível caçada com um tiro só, seu Luiz disse que abateu mais de cem aves e ainda derrubou um macaco que estava em uma cerca ao lado do açude.
-LATA DE DOCE:
Genival contou que seu pai Luiz Bambão, chegou no comércio de Dodô de Teodoro fez uma aposta e ganhou, com isso, comeu duas latas de doce.
No comércio de Antônio Rufino Rufino venceu uma posta que comeria 3 latas de doce, o detalhe é que ele já havia almoçado.
-PEDAÇO DE TRILHO:
Luiz bambão tinha o hábito de chamar um de seus filhos através de batida num pedaço de trilho. Detalhe: Martins, uma batida; Damião, duas batidas; Genival, três batidas. O interessante é que Seu Luiz morava próximo ao Forum e que genival disse que já ouviu as pancadas do trilho perto da estação ferroviária. É mole?

Observação: Alguns causos foram repassados por Genival Fernandes.
Marcos Calaça é jornalista, professor, poeta e cordelista..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...