relação as coisas que acontecem no restante do país,leva-me crer que esta cidade é um país independente da unidade federativa do Brasil,portanto,brevemente,quem for visitar esta cidade terá que tirar passaporte.
Lendo um artigo desta semana no jornal Folha de São Paulo,tem um trecho que diz o seguinte: ¨O brasileiro quer um país diferente desde que não envolva sacrifícios pessoais. ¨Quer mais estado e menos impostos.Não é genial? Quer que as coisas mudem,quer que a corrupção acabe,mas sem mudar o próprio comportamento. A gente se acha malandro tirando onda de gringo otário.Quem são mesmo os otários? É incrível que o mesmo povo que se mobiliza em doações quando acontecem tragédias naturais se transforme numa corja repugnante e mesquinha quando o seu rabo parece estar na reta.
Hoje,lendo uma matéria em um blog local,onde o título diz,( ¨Quem não sabe administrar um real,não sabe administrar 1 milhão de reais.¨),confesso que fiquei estarrecido com a tamanha comparação equivocada e também pela auto promoção de uma gestão que diz ser modelo;Mas somente se for modelo de não como um gestor moderno e atuante deva fazer.O próprio prefeito demonstra o quanto pensa pequeno quando faz comparações com aqueles que nada fizeram,quando na realidade deveria fazer em relação àqueles que fazem melhor e são referências nacionais com seus projetos,tal como acontece, nas cidades de Lucas do Rio Verde-MT,que é referência na área da saúde,e tendo o mesmo orçamento de Guamaré,salientando que a população é 4 vezes e meia maior. E, para não ir longe ,tem a pacata cidade de Messias Targino,onde a prefeita implantou á agricultura familiar,e por causa disso,recebeu um prêmio á nível nacional. E,por que o prefeito não compara a sua gestão aqueles gestores cujos municípios na região Nordeste são referências na área da educação escolar no Brasil. Os próprios indicadores econômicos e sociais,mostra que a qualidade de vida na cidade de Guamaré está longe de atingir níveis de referência. O que o prefeito sabe fazer é aquela gestão café com leite,vejamos na agricultura,onde todos os anos os fatos se repetem,que são,a distribuição de sementes e o fornecimento de trator para á aragem das terras.
Como um prefeito pode vangloriar-se de que é um bom gestor se não é capaz com recursos volumosos que tem ,de realizar projetos sustentáveis e que gerem empregos e renda ao município? Vangloriar-se de que a saúde do município atende pessoas de outras cidades circunvizinhas chega a ser hilário, pois o hospital não tem UTI,mal atende com qualidade a demanda da população de Guamaré,que hoje são de quase 15 mil habitantes.Era para a prefeitura junto com os ilustres vereadores estarem trabalhando em a um projeto para a construção de um novo hospital municipal,pensando na geração futura,ou seja,para 20 mil habitantes,e não jogando 2 milhões de reais fora em serviços na RN 401. E,para finalizar,o prefeito ainda falou que construiu 570 casas populares,que seu eu fosse ele,teria vergonha de falar nesse assunto,porque até hoje os moradores sofrem com a péssima qualidade de execução e do projeto que não contempla o bem estar de seus moradores. Outro fato que me causou espanto na entrevista do prefeito,foi o fato dele fazer uma comparação de 1 real com 1 milhão de reais,como forma de administrar. Isso demonstra apenas que o modelo de gestão do prefeito é retrograda, fisiológica e que alimenta-se da pobreza alheia. Um café da manhã,e um almoço por 1 real,somente é possível em restaurantes populares que são subsidiados.O cidadão tem o direito de ter à mesa em sua casa um desjejum ,além do almoço e janta decentes.O povo quer comer queijo de qualidade, picanha,filé Mignon e camarão, que não deve ser pratos apenas ao alcance de pessoas mais abastadas.A sua gestão prefeito Hélio é incapaz de produzir riquezas para á população,os fatos por si só,demonstram isso.
Quanto a parte burocrática de sua gestão em relação aos contratos feitos entre a prefeitura e empresas terceirizadas,dá até calafrios em falar,cabendo então, aos ilustres vereadores fiscalizarem,que por sinal,não faltam denúncias,como a que fez a excelentíssima vereadora Eliane,( que está fazendo jus ao cargo,e que é a única e verdadeira oposicionista),e também ao MP.
Político como o prefeito Hélio é refém de suas próprias escolhas e também das de seu partido,afinal, o prefeito de Guamaré talvez seja um dos únicos prefeitos do Brasil que faz ouvido de mercador em cima das lambanças do presidente Temer,que por pouco,não acabou com a refinaria de Guamaré,mas sequer o prefeito falou alguma coisa;Um gestor que tem visão sustentável, tentaria criar meios para baratear os preços da gasolina e do gás em seu município,afinal,esses produtos saem de seu quintal e pesam no bolso do consumidor. É inconcebível que o preço do botijão de gás em Recife,que é abastecido pelo gasoduto que vem de Guamaré, seja mais barato. Em uma sociedade moderna,onde a população seja plenamente consciente de seus direitos e deveres,onde primem pela sustentabilidade, políticos como o prefeito de Guamaré jamais teria chance de eleger-se,haja vista, que o dinheiro público é levado a sério,e não como se fosse capim.
Palmas para vc Joselito S Silva Soares por essa bela matéria sobre Guamaré a vergonhosa Administração de um gestor tão corrupto com Helio . não vou falar muito sobre os canalhas dos veriadores que são lesma tirando a veriadora Eliane que está fazendo seu papel de uma mulher guerreira quero agradecer a o grande escritor por mostra a esse prefeito de meia pataca como se adminitaad uma cidade de uma renda percapper tão pequena como Messias Targino onde ficou conhecida na Espanha e o maior prêmio do sebrae onde foi implantada a agricultura familiar como vc mencionou obrigada meu amigo em meu nome por ser filha do fundador e em nome da prefeita Shirley Targino por vc ter mencionado o nome dessa guerreira mando um abraço para vc💙
ResponderExcluir