RAÇA PITANGUEIRAS
Origem
Por volta da Segunda Guerra Mundial, o Grupo Anglo, empresa de destaque na criação de bovinos ao redor do mundo iniciou um processo de criação de uma raça híbrida entre Taurinos e Zebuínos. O Red Poll, considerado uma raça de dupla aptidão, cruzado com o indiano Guzerá, que já havia passado por um
melhoramento genético visando a produção de leite. Os produtos 5/8 Red Poll e 3/8 Guzerá, cruzados com animais com o mesmo grau de sangue, deram origem aos bi-mestiços Pitangueiras. O nome da raça veio da cidade de Pitangueiras, próximo de Ribeirão Preto onde foi desenvolvido, tradição do meio pecuário.
Características
O gado Pitangueiras se caracteriza pela pelagem vermelha uniforme. È geneticamente mocho e apto para a dupla aptidão ( carne e leite ). Ao nascer os machos pesam cerca de 35 kg e as fêmeas 33 kg, chegando aos 12 meses com 220 kg e 205 kg respectivamente. Os novilhos destinados ao abate atingem cerca de 450 kg aos 3 anos, em regime de pasto. A média de produção de leite em grandes rebanhos é de 10 a 15 kg por dia. O leite é bastante rico em gordura, com 4 a 5 % de gordura, herança do Guzerá. A média em 300 dias de lactação por animal gira em torno de 4000 a 5000 kg de leite.
Associação Brasileira de Criadores de Pitangueiras
Muito legal essa faça
ResponderExcluir