sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Sua conta do WhatsApp foi hackeada? Veja o que fazer

(Foto: Olhar Digital / Pexels)
Usuários do WhatsApp têm sido alvos de golpes de clonagem de conta no Brasil e em outros países. O ataque consiste na desativação do chip do usuário e no repasse do número de telefone para um criminoso. Assim, o bandido consegue fazer login no perfil da
pessoa e chantagear ou extorquir familiares e amigos.
Se você desconfia que pode estar sendo vítima deste golpe, é possível tomar algumas atitudes para recuperar o acesso à sua conta ou desativá-la definitivamente. Confira a seguir dicas do Olhar Digital e de autoridades sobre o que fazer caso o ser WhatsApp tenha sido hackeado:
1 – Apague o WhatsApp e reinstale diferentes vezes ao dia
O WhatsApp permite que o usuário se conecte apenas em um aparelho por vez, excluindo o espalhamento da versão Web. Portanto, se você desconfia que alguém pode estar se passando por você, o primeiro passo é apagar o seu aplicativo, reinstalar e fazer todo o processo de ativação novamente. Antes disso, verifique o acesso ao seu número e o recebimento de SMS para a verificação.
Uma vez que a conta seja cadastrada novamente no seu celular, o bandido perderá o acesso ao seu WhatsApp. Se desconfiar que a pessoa continua acessando suas conversas, repita o processo várias vezes ao longo do dia.
2 – Ative a verificação em duas etapas
Após acessar sua conta novamente, é muito importante ativar o recurso de autenticação em duas etapas. Com ele, mesmo que o bandido clone o seu chip, será necessário digitar uma senha escolhida por você para liberar o acesso às conversas. Lembre-se também de cadastrar um e-mail de verificação para recuperar a senha, caso esqueça.
3 – Avise todos os seus amigos e familiares
Ainda que você recupere o acesso à sua conta do WhatsApp, é provável que o histórico de conversas do bandido não seja importado para o seu celular. Por via das dúvidas, procure saber se algum amigo ou familiar recebeu alguma mensagem estranha durante o período. Caso confirme as suspeitas, inicie um trabalho de divulgação do ocorrido para que nenhum dos seus contatos caia em um golpe.
Além de conversar diretamente com as pessoas, o usuário pode usar alguns recursos para aumentar a efetividade da sua mensagem. Comece, por exemplo, publicando um Status em texto para que seus amigos vejam. Além disso, altere o seu recado para que o aviso apareça junto ao seu perfil. Por fim, inicie uma transmissão para toda a sua lista de contatos.
4 – Cheque todas as conexões do WhatsApp Web
O WhatsApp Web permite que os usuários enviem e recebam mensagens do seu computador. No entanto, o recurso pode ser um fator de risco se o criminoso tiver acesso físico ao seu celular e usá-lo para cadastrar um PC sem o seu conhecimento. Por isso, cheque sempre quais os navegadores conectados à sua conta.
Para fazer isso, basta tocar sobre os três pontinhos e selecionar “WhatsApp Web”. Feito isso, observe as sessões ativas listadas, os navegadores e quando foi a última atividade. Para desconectar um dispositivo específico, basta tocar sobre este e confirmar o encerramento. Do contrário, é possível sair de todos os computadores de uma só vez.
5 – Bloqueie ou troque seu número junto à operadora
Caso a invasão do WhatsApp persista, o usuário pode entrar em contato com a operadora de telefonia para verificar se algo está acontecendo com o seu número. Peça para que a empresa bloqueie a sua linha por roubo ou furto, evitando que os criminosos continuem usando-a. Se não obtiver sucesso, solicite a troca do número e faça a substituição também no aplicativo de conversa.
6 – Bloqueie ou exclua a sua conta do WhatsApp
Uma última medida, bem mais radical, pode ser a desativação da sua conta no aplicativo. Para isso, envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. No corpo da mensagem, digite o seu número de telefone iniciado pelo código do país, seguido pelo DDD e seu número. Por exemplo, +55 99 99999-9999.
Em alguns minutos ou horas, a sua conta será desativada pelo WhatsApp e as mensagens enviadas pelos seus amigos não serão entregues. A partir daí, conta-se um prazo de até 30 dias para recuperação do seu perfil. Após isso, tudo será apagado definitivamente.
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