sábado, 29 de setembro de 2018

InterTV Cabugi destaca avanço da carcinicultura na gestão Robinson

A volta da liderança no ano passado do Rio Grande do Norte na produção nacional de camarão foi destaque na edição dessa quinta-feira (27) do RNTV 2ª edição, da emissora InterTV Cabugi. O telejornal apresentou o aumento do cultivo de camarão em municípios potiguares, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), principalmente depois que o estado conseguiu regulamentar a atividade com a Lei 9978/2015, denominada Lei Cortez Pereira.

De acordo a reportagem, o RN teve um crescimento de 5,31% em relação a 2016, chegando a produzir 15.434 toneladas do crustáceo – o que corresponde a 37,68% da produção no País. O valor arrecadado também cresceu 21,39% em 2017, gerando uma receita de R$ 328.658.000,00. Com relação às larvas de camarão, o estado também foi líder nacional, com a produção de 6.265.000 milheiros, o que representa 57,53% da produção no país.
Os principais municípios produtores são Canguaretama, Senador Georgino Avelino, Mossoró, Nísia Floresta, Arez, Guamaré e Pendências.
Esse avanço ocorreu graças à Lei Governador Cortez Pereira (Nº 9978), sancionada em setembro de 2015 pelo governador Robinson Faria, que promove a exploração sustentável dos recursos naturais do RN pela carcinicultura, importante fonte de alimentação, emprego, renda e divisas, garantindo-se a otimização dos benefícios econômicos decorrentes, em harmonia com a conservação do meio ambiente e da biodiversidade adjacentes.
De acordo com o presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Camarão (ANCC), Origenes Monte, a categoria vinha lutando pela regulamentação da carcinicultura desde às três gestões passadas. “Somos gratos a Robinson Faria pela sanção, pois permitiu segurança jurídica ao setor. Mesmo sendo líder nacional, o Rio Grande do Norte vai crescer ainda mais. Os efeitos estão acontecendo de forma gradativa”, comemorou.
A legislação também garante o ordenamento, o fomento e a regulamentação da atividade, assim como o uso ecologicamente sustentável dos ecossistemas da Zona Costeira, dos Estuários e dos Reservatórios e Águas Oligohalinas, Superficiais e Subterrâneas.
Após a sanção, houve avanço no desenvolvimento socioeconômico do Estado, incluído o tecnológico e a valorização profissional dos técnicos e trabalhadores envolvidos com a atividade de carcinicultura. Na atual gestão, o apoio à pesquisa de inovações que visem à melhoria da sua interação ecológica e eficiência técnico-econômica, incluindo a apresentação diferenciada e a agregação de valor aos seus produtos está assegurada.
Blog do BG

Um comentário:

  1. RN ESTA DE PARABÉNS PELO CRESCIMENTO PELA CASCINICULTURA NO NOSSO ESTADO AUMENTANDO PELO NOSSO GOVERNADOR

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...