segunda-feira, 25 de março de 2019

QUALIFICAR SEM UMA LOGÍSTICA DE EMPREGABILIDADE É DESPERDÍCIO DE RECURSO.



 É sempre bom buscar conhecimentos e qualificar-se para o mercado de trabalho, mas, quando isso é feito com dinheiro público requer uma grande logística  pra que o dinheiro que poderia ser investido em algo mais sério , não seja desperdiçado e digo isso com conhecimento de causa, pois já participei de alguns cursos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Guamaré., pois bem, após terminar um dos cursos e já com o certificado em mãos, busquei em algumas empresas a oportunidade de emprego entregando currículos, e todas elas foram
unânimes em dizer que seria necessário uma experiência profissional na área, lembro-me que ainda cheguei a dizer a seguinte frase,’’ COMO IREI ADQUIRIR EXPERIENCIA SEM UMA OPORTUNIDADE, POIS ACABEI DE CONCLUIR ESTE CURSO’’ onde o rapaz respondeu, ‘’ É NORMA DA PETROBRAS ‘’  e a Petrobrás não está errada em agir de tal forma, pois não tem nenhuma garantia do bom serviço, a culpa é de quem qualificou e não se dispôs a ser tutor do qualificado, toda empresa que encaminha alguém para trabalhar na Petrobrás, manda também um relatório com as experiências do empregado, isso serve como currículo, mas, isso não acontece com quem termina os cursos oferecidos pela Prefeitura.
O que quero dizer com isso, é que é muito bom que a prefeitura queira qualificar os jovens, mas, depois? Onde irão trabalhar? Que empresa irá chamá-los? Não adianta qualificar sem pensar em empregar, pois serão apenas mais alguns jovens com certificados em mãos em que tudo que aprenderam cairá no esquecimento por falta de oportunidade, conheço vários jovens entre Guamaré e Baixa do Meio, que fizeram cursos dados pela Prefeitura, mas por falta de oportunidades estão exercendo funções totalmente diferentes das que aprenderam no curso e muitos ainda estão desempregados mesmo com certificado em mãos, quem errou? Qual a solução para mudar este cenário?  
O erro está em qualificar e não mandar para o mercado de trabalho, e a solução para isso é muito simples, um convenio entre a Prefeitura e a Petrobrás, seria necessário uma reunião com o secretario de capacitação do município, prefeito e diretor da Petrobrás, para que juntos buscassem solucionar a deficiência que temos em fornecer a mão de obra, seria possível saber quais os profissionais estão em falta no município, para que então a prefeitura entrasse com a qualificação, e a Petrobrás com as vagas de emprego, e neste caso todos sairiam ganhando, geraria empregos, renda e economia para as empresas que gastam para trazer mão de obra de fora do município. 

NÃO ADIANTA QUALIFICAR SEM DAR A OPORTUNIDADE.
GRANDE ABRAÇO!

Um comentário:

  1. Parabéns Nildo Kennedy por essa postagem tao bem escrita sobre o mercado de trabalho

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...