Os alimentos indicados para prevenir o desenvolvimento de tumores na próstata são sobretudo aqueles que são ricos em licopeno, como o tomate, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, legumes, sementes e nozes,
que devem ser consumidos regularmente.
O câncer de próstata afeta principalmente os homens com mais de 40 anos e indivíduos com uma herança genética da doença. O aparecimento deste tipo de tumor está ainda associado ao consumo de uma dieta rica em alimentos processados como fast food e charcutaria, como salsichas e chouriço, por exemplo.
Todavia, existem vários alimentos que prometem combater a doença:
1. Tomate: licopeno
O tomate é o alimento mais rico em licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações malignas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (mau) e protege o organismo de doenças cardiovasculares.
A quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o tumor é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate.
2. Nozes: selênio
O selênio é um mineral encontrado principalmente na noz e que ajuda a prevenir o câncer contribuindo para a iniquilação e reprodução das células cancerígenas.
3. Vegetais Crucíferos: sulforafano
Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, que tem efeito antioxidante e que estimulam a morte programada das células da próstata.
4. Chá verde: isoflavonas e polifenóis
As isoflavonas e os polifenóis têm uma ação antioxidante, antiproliferativo e que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose.
Além do chá verde, esses nutrientes também estão presentes na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.
5. Peixes: ómega-3
O ómega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como o câncer e problemas cardíacos. Este nutriente está presente em peixes de água salgada como o salmão, atum, truta e sardinha, além de também estar em sementes como a linhaça e chia.
Por Robson Pires, em
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados