quarta-feira, 24 de abril de 2019

GUAMARÉ E A QUANTIDADE DE ELEITORES QUE SUPERA O NÚMERO DE MORADORES



O interesse por política em nossa pequena cidade, entre outros fatores, se justifica pelo fato de que 89% dos seus habitantes são também eleitores. 

Em algumas cidades do RN, mais especificamente, em 16 cidades o número de eleitores supera o número de habitantes. Um fato bem curioso. 

Em Guamaré, o debate acerca de políticas públicas é cada vez mais urgente, pois, estamos falando de 13.711 eleitores que têm em suas mãos o destino da cidade. Esse número representa 89% da população, se levarmos em conta a última projeção do IBGE para 2018. 

O mesmo, consequentemente, tende a aumentar para a próxima eleição em 2020. Muitos desses eleitores se dividem em dois grupos: 

1. São aqueles que não moram no município, pois, não conseguiram empregos. 

Conhecemos casos de muitos que vão para capital e até mesmo para outros estados em busca de uma vida melhor ou pelo menos para garantir a própria sobrevivência. 

2. São aqueles que, por razões incertas, votam na cidade, porém, não participam do dia a dia da mesma, não conhecem de perto os problemas e aparecem a cada 4 anos para decidir, juntamente conosco, o nosso futuro. 

Ao primeiro grupo prestamos nossa total solidariedade, pois, como diz a música de Angel Venâncio, interpretada por Zé Ramalho  - O último pau de arara - "quem sai da terra natal em outros cantos não para". Não precisamos dizer mais nada. 

Ao último grupo, o dos que não moram e só votam: convidamos a pensar um pouco sobre as decisões tomadas, pois, muitos dos que estão aqui só deixarão este cariri no último pau de arara! 

Então, nos ajude a pensar no montante de dinheiro público que é gasto todos os meses e na eficiência desses. Enfim, nos ajude a melhorar nossa cidade. Esse é o nosso único apelo. 

#Eleitorado 
#FatoseDados #
Vamosrenovar #Política 
#UtilidadePública 
#Reflexão

Um comentário:

  1. Valeu meu amigo por essa postagem tão esclarecedora dessa quantidade de gente que vota em guamare

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...