segunda-feira, 2 de setembro de 2019

SEM UMA BOA EDUCAÇÃO ESCOLAR A CIDADE DE GUAMARÉ NÃO CHEGARÁ A LUGAR NENHUM.


Ontem o programa fantástico da Rede Globo de televisão fez uma matéria sobre  na cidade Cocal dos Alves-PI,mas especificamente sobre a suspensão por parte do governo federal das bolsas escolares no valor de 100,00 reais aos alunos medalhistas da olimpíada de matemática;Ao mesmo tempo mostrou o esforço que a cidadã Natália Lopes faz em busca de seu ideal que é ser professora de matemática,onde ela anda quarenta minutos a pé até a escola.

  A Cidade de Cocal dos Alves tem um orçamento anual de 23.780.000,00 de reais,onde a Secretaria de Educação tem um orçamento anual de 8.719.150,00 de reais; A população é de 6.153,habitantes ,todavia,mesmo com os recursos escassos a Escola Estadual Augustinho Brandão localizada nesta cidade virou referência nacional graças aos prêmios conquistados por alunos desta escola; O segredo deste sucesso reside em três pilares;Planejamento,compromisso e foco.A prefeitura investe nos valores e princípios humanistas,além de defender o professor como o protagonista em todo esse processo.
  O maior problema na área da educação da cidade de Guamaré está na falta de administração,pois o planejamento existe apenas no papel,além da falta de compromisso por parte de muitos dos envolvidos nesta área. O prefeito tem medo de quebrar certos paradigmas por medo de perder votos futuramente,e essa falta de foco faz com que esta cidade não seja referência nacional nesta área.Basta observar os dados acima para notar que a cidade de Cocal dos Alves com um orçamento anual de quase 10% do orçamento da cidade de Guamaré consegue ser melhor ao ponto de tornar-se uma referência,enquanto isso, a educação desta cidade vem patinando há muito tempo,e as vultosas verbas públicas escoando pelo ralo.
  Uma cidade sem uma boa educação escolar ela não se desenvolve sustentavelmente,e Guamaré é um exemplo de como a educação não é levado á sério,a falta de fardamentos escolares é um exemplo dos absurdos cometidos.É preciso que diretrizes sejam criadas por parte do prefeito ,cobrando de seus assessores.O professor precisa ser mais valorizado,mas acima de tudo ele tem que gostar de ensinar,tem que ser humano,tratar o aluno com afeto,porque a educação envolve relações interpessoais.
  É preciso que o prefeito Adriano focalize em um projeto educacional onde esta cidade tenha pelo menos  uma escola municipal com tempo integral para os alunos,e que a escola ensine ao aluno o que ele precisa aprender,e não o que ele quer ou ache mais fácil aprender.Quando um administrador público realmente tem uma visão administrativa avançada,ele procura pensar além do tempo procurando fazer com que os recursos públicos aplicados tragam benefícios a geração futura,e não apenas no ano seguinte,portanto,em vez do prefeito Adriano ficar realizando eventos e mais eventos para que fotos sejam tiradas para serem publicadas em blogs locais como tudo isso fosse um exemplo de um bom gestor,a prefeitura deveria enviar uma comitiva desta cidade até a cidade de Cocal dos Alves-PI,como também para a cidades de Sobral -CE,que são referências na área educacional. 
  O que está acontecendo na cidade de Guamaré há muito tempo é querer criar um estado de euforia temporal na população, através de milhares de fotos dos mais variados eventos,desde os religiosos até os festivos como inaugurações de uma praça, como se administrar uma cidade fosse uma participação em um big brother.É preciso que os representantes públicos desta cidade entendam que,INTENÇÕES-AÇÕES = NADA. INTENÇÕES + AÇÕES =ATITUDE,e é isto que está faltando na administração pública desta cidade há muito tempo.

Um comentário:

  1. Cheguei agora da rua fui resolver um problema vi o esforço daquela garota andando a pé para ser professora de matemática e hoje tiro meu chapéu pra vc por começar um comentário sobre o destino de guamare mostrando uma cidade pobre como cocal digo pobre porque não tem o dinheiro que guamare tem. Dou os parabéns pelo belo vídeo que vc postou junto com uma matéria tão bem feita como essa.❤️ Te digo isso com todo meu coração de amiga que está passando por um momento vamos dizer assim preocupante

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...