O município de Coronel João Pessoa tem sido alvo de inúmeros descasos, conforme postagens em rede social, denunciando a falta de ação do poder público municipal. São diversas queixas que acumulam-se, sem que seja tomadas as devidas providências. Exceto, em casos isolados.
Os salários dos aposentados foi o tema para a última manifestação ocorrida naquela cidade. A vereadora Maria das Graças de Carvalho, "Graça de Alzir" foi uma das enfrentantes do movimento.
Na última quarta-feira o blog RN POLÍTICA EM DIA entrevistou a parlamentar pessoense, que fez gravíssima acusações a ausência de governabilidade da gestão Antônio Lopes.
COMO VEREADORA, QUAL SUA VISÃO DO MOMENTO POLÍTICO QUE ATRAVESSA A CIDADE DE CORONEL JOÃO PESSOA?
Faz aproximadamente três anos, que nossa cidade vive um descaso completo. Em todas as áreas, posso afirmar. Mas na saúde, o problema é muito pior. E essa situação tem respingado em todos, por que a carência do nosso povo é muito grande.
ANALISEMOS OS SEGMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO PESSOENSE:
EDUCAÇÃO:
A falta de compromisso do gestor, no tocante ao transporte escolar, pode ser considerada a maior precariedade na educação de Coronel João Pessoa nos dias atuais. A vistoria nos ônibus, que a aproximadamente três anos deixou-se de fazer. Temos cinco ônibus para atender a comunidade escolar, contudo, apenas dois ônibus estão sendo utilizados. As comunidades de Tranquina, Quinto, Vila Caldeirão, Poço de Vara 1 e 2 estão sentindo a ineficiência no atendimento como deve ser.
Outro ponto que merece minha ressalva são as reformas nas escolas do município. Precisam urgentemente serem reformadas. Para se ter uma ideia, em uma escola dentro do município, especificamente a Escola Doutor Severiano, uma fossa estourou e por muito tempo os alunos conviveram este problema. Dias atrás foi reparado o problema estrutural, porém a fedentina continua, prejudicando a saúde dos alunos e funcionários que labutam naquele educandário. Recorri a secretária de educação, ao próprio prefeito, mas uma solução definitiva não se encontrou ainda.
O fardamento escolar é outro ponto que precisa respeitar o tempo ideal para ser entregue.
O QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VOS DISSE, SOBRE A QUESTÃO DA FOSSA, QUE VERDADEIRA PODE COLABORA PARA A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS ENTRE OS ALUNOS E PROFESSORES?
Na verdade, a secretária Adezir Medeiros procurar solucionar os problemas, mas a questão é que o executivo não tem compromisso, nem permite que os secretários resolvam as questões.
NO CASO, ADEZIR MEDEIROS NÃO TERIA CULPABILIDADE NO DESCASO QUE A EDUCAÇÃO VIVE?
Exato. Adezir medeiros é uma secretária exemplar, mas ela não pode fazer nada, por que tudo depende do executivo e o prefeito nada faz. O "parecer" do executivo é o que vale e como ele nada faz, ficamos sem nenhuma solução.
SAÚDE: Um caos. A farmácia básica do município encontra-se na grande maiorias das vezes, vazia, quando não fechada. A ausência de medicamentos é constante. Já entrei com requerimentos reivindicando os medicamentos básicos, de uso contínuo e controlados. mas nunca sou atendida. Praticamente não existe transporte para a saúde. Uma ambulância, um Siena, um gol, sempre está com defeito, nunca serve a população. Vivem muito mais em oficinas.
A falta de médico é quase que diária. Só temos uma equipe do PSF e o médico responsável está de férias. É uma situação dificilmente vista em outra cidade. Um descaso sem tamanho e sem precedentes.
Quanto a farmácia básica, já procurei o Ministério Público, porém nada mudou.
NO CASO, O QUE SE VIVE NA SAÚDE, QUANTO AO SECRETÁRIO, É A MESMO CENÁRIO QUE OBSERVA-SE NA EDUCAÇÃO? OU SEJA, O SECRETÁRIO TAMBÉM DESEJA FAZER ALGO E O EXECUTIVO NÃO AUTORIZA?
Tenho receio em falar muito do secretário, para não ter minhas solicitações não sejam bloqueadas. Mas somente os atendimentos SUS estão sendo disponibilizadas. A contrapartida que o município deve ter para com os outros hospitais, fica muito à desejar. Outros procedimentos, cirurgias, temos que correr e pedir ajuda de outros municípios, por que o prefeito não tem responsabilidade em atender as demandas. o secretário de saúde está de mãos atadas. muito pouco está sendo feito.
Faz mais de 4 meses que não tem o ginecologista para atender as gestantes do município. Precisamos recorrer a outras cidades, repito.
OBRAS:
Não há obras faz tempo. A única obra concluída foi um centro de saúde, que fazia mais de 6 anos que estava em reforma e somente agora foi concluído. Para se ter uma ideia, o último repasse que entrou para esta construção, é datada de julho de 2017. E somente agora foi inaugurada e concluída. Outras, foi feito muito poucas, como pedaços de pavimentação e esgotos pequenos. Agora é que teremos cinco ruas pavimentadas. no mais, tudo está parada, em virtude do município está inadiplente.
As estradas vicinais deveriam receber o trabalho das máquinas que existem disponíveis. Contudo, estão todas quebradas, segundo informações. os açudes que mereciam ser desassoreados, não foram. os pequenos agricultores não tiveram o direito de ser agraciados com essa melhoria. O carro pipa que não está atendendo toda a população. Ou seja, atendem somente uma minoria. É um descaso completo, também em obras.
AS MÁQUINAS ATENDEM SOMENTE UMA MINORIA, SEGUNDO A SENHORA CITOU. SERIA ESTA MINORIA SEGUIDORES POLÍTICOS DO PREFEITO?
Não quero afirmar que seja desta forma. Prefiro dizer que o motivo é não colocar os carros e máquinas para trabalhar, para economizar combustível. Algumas vezes o executivo não manda consertar carros para não ter que abastecê-los. As vezes, o prefeito diz que está esperando peças, mas na maioria dos casos, é mentira. Outras vezes alega falta de combustível, falta de motorista e em outros casos, ela não paga o conserto e o veículo fica em oficina. Enquanto estes carros estão na oficina, não tem como o povo pedir e assim o município gastar.
COMO A SENHORA ANALISA A GESTÃO DO EX-PREFEITO PACHICA?
Os dois primeiro mandatos do ex-prefeito Pachica, foram satisfatórios. mas, depois que acumulou dívidas e lacunas em contas do município, a verdadeira face do governo que era razoável, apareceu.
Na administração de Pachica, começou o desastre administrativo de nossa cidade. Ele não inaugurou nenhuma obra nos oito anos que governou nossa cidade. deixou o município como hoje está, individado e sem condições de receber investimentos de alguns órgãos públicos.
Não se sabe onde está o dinheiro público de Coronel João Pessoa, se não foi feito algo de relevância.
Onde estão os repasses da previdência dos servidores que não foram feitos em parte da administração? Pachica faltou com compromisso e responsabilidade com o dinheiro público.
O QUE A SENHORA ACHA DE UMA PESSOA NOVA PARA ENTRAR NA POLÍTICA DE CORONEL JOÃO PESSOA? Precisamos de uma mudança radical. Alguém que queria gerenciar o município e seus recursos. Chega de somente desejar o dinheiro e esquecer a cidade. É urgente a necessidade de alguém que não tenha vaidade em ser prefeito, e sim administrar para o povo. Buscar melhorias para nossa cidade é o que todos os que gostam de Coronel sonham.
Não aguentamos mais ver uma parte do povo ser omisso, por ter receio de retaliações. O povo é soberano e precisa ter mais respeito.
Infelizmente não temos como provar, mas o prefeito está muito mais preocupado em honrar compromissos que fez com a gestão passada. Não administrar para o nosso povo.
QUANDO A SENHORA CITA UM NOME NOVO, SERIA O DE ELIANO NOGUEIRA?
O nome que hoje teria reais condições de tirar nosso município da situação que encontra-se, é sim o de Eliano Nogueira. Ele tem todas as características que um governante necessita. Veja a história de vida de Eliano, que o conheço desde criança? Mostrem um risco de dúvidas, na escala da vida deste cidadão? Não há. E isso ajusta muito que se veem no dever de manter a cidade como está. se a população usar de inteligência, veja o que Eliano Nogueira fez para chegar onde chego e terão a certeza de que é um excelente nome para administrar Coronel João Pessoa no futuro próximo.
O FATO DE ELIANO NOGUEIRA ESTÁ POR MUITOS ANOS RESIDINDO FORA DO MUNICÍPIO, NÃO SERIA COMO SE, AGORA, ELE VOLTANDO, "CAÍSSE DE PARA-QUEDAS"?
De forma alguma. Eliano Nogueira foi um dos conterrâneos que tiveram a visão de sair de nossa cidade para edificar uma vida sólida, para garantir aos seus filhos e descendentes, dias melhores. Quem conhece a história desse cidadão, sabe que sua vida foi de trabalho, trabalho e trabalho.
Hoje, goza de uma vida confortável, que acredito não teria conseguido se aqui tivesse permanecido, exatamente por falta de incentivo e apoio. Nossos jovens precisam de oportunidades, de geração de emprego e renda e de condições básicas de sobrevivência, para que permaneçam em nosso torrão natal. E o projeto que Eliano Nogueira tem para Coronel João Pessoa, sendo prefeito ou mesmo apoiando um nome que queira o bem de todos, é exatamente esse: gerar emprego dentro do município de formas alternativas, que assegure a permanência destes jovens na sua cidade.
QUAL A MENSAGEM QUE A SENHORA DEIXA PARA OS SEUS CONTERRÂNEOS?
Tenho muita tristeza em ver que a população de nossa cidade precisa de tanto e nós podemos fazer tão pouco. A esperança d que possamos fazer mais e melhor, somente ao povo cabe. É este povo quem elege e derrota. E a população precisa observar melhor e escolher o que de melhor for.
Tenho vergonha de hoje ter em nossa cidade, uma administração tão falha e sem compromisso. Mas tenho a esperança de que ano que vem possamos rever essa situação e dar um basta na forma que Coronel João pessoa vem sendo guiada. Que seja para o povo e pelo povo.
O QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VOS DISSE, SOBRE A QUESTÃO DA FOSSA, QUE VERDADEIRA PODE COLABORA PARA A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS ENTRE OS ALUNOS E PROFESSORES?
Na verdade, a secretária Adezir Medeiros procurar solucionar os problemas, mas a questão é que o executivo não tem compromisso, nem permite que os secretários resolvam as questões.
NO CASO, ADEZIR MEDEIROS NÃO TERIA CULPABILIDADE NO DESCASO QUE A EDUCAÇÃO VIVE?
Exato. Adezir medeiros é uma secretária exemplar, mas ela não pode fazer nada, por que tudo depende do executivo e o prefeito nada faz. O "parecer" do executivo é o que vale e como ele nada faz, ficamos sem nenhuma solução.
SAÚDE: Um caos. A farmácia básica do município encontra-se na grande maiorias das vezes, vazia, quando não fechada. A ausência de medicamentos é constante. Já entrei com requerimentos reivindicando os medicamentos básicos, de uso contínuo e controlados. mas nunca sou atendida. Praticamente não existe transporte para a saúde. Uma ambulância, um Siena, um gol, sempre está com defeito, nunca serve a população. Vivem muito mais em oficinas.
A falta de médico é quase que diária. Só temos uma equipe do PSF e o médico responsável está de férias. É uma situação dificilmente vista em outra cidade. Um descaso sem tamanho e sem precedentes.
Quanto a farmácia básica, já procurei o Ministério Público, porém nada mudou.
NO CASO, O QUE SE VIVE NA SAÚDE, QUANTO AO SECRETÁRIO, É A MESMO CENÁRIO QUE OBSERVA-SE NA EDUCAÇÃO? OU SEJA, O SECRETÁRIO TAMBÉM DESEJA FAZER ALGO E O EXECUTIVO NÃO AUTORIZA?
Tenho receio em falar muito do secretário, para não ter minhas solicitações não sejam bloqueadas. Mas somente os atendimentos SUS estão sendo disponibilizadas. A contrapartida que o município deve ter para com os outros hospitais, fica muito à desejar. Outros procedimentos, cirurgias, temos que correr e pedir ajuda de outros municípios, por que o prefeito não tem responsabilidade em atender as demandas. o secretário de saúde está de mãos atadas. muito pouco está sendo feito.
Faz mais de 4 meses que não tem o ginecologista para atender as gestantes do município. Precisamos recorrer a outras cidades, repito.
OBRAS:
Não há obras faz tempo. A única obra concluída foi um centro de saúde, que fazia mais de 6 anos que estava em reforma e somente agora foi concluído. Para se ter uma ideia, o último repasse que entrou para esta construção, é datada de julho de 2017. E somente agora foi inaugurada e concluída. Outras, foi feito muito poucas, como pedaços de pavimentação e esgotos pequenos. Agora é que teremos cinco ruas pavimentadas. no mais, tudo está parada, em virtude do município está inadiplente.
As estradas vicinais deveriam receber o trabalho das máquinas que existem disponíveis. Contudo, estão todas quebradas, segundo informações. os açudes que mereciam ser desassoreados, não foram. os pequenos agricultores não tiveram o direito de ser agraciados com essa melhoria. O carro pipa que não está atendendo toda a população. Ou seja, atendem somente uma minoria. É um descaso completo, também em obras.
AS MÁQUINAS ATENDEM SOMENTE UMA MINORIA, SEGUNDO A SENHORA CITOU. SERIA ESTA MINORIA SEGUIDORES POLÍTICOS DO PREFEITO?
Não quero afirmar que seja desta forma. Prefiro dizer que o motivo é não colocar os carros e máquinas para trabalhar, para economizar combustível. Algumas vezes o executivo não manda consertar carros para não ter que abastecê-los. As vezes, o prefeito diz que está esperando peças, mas na maioria dos casos, é mentira. Outras vezes alega falta de combustível, falta de motorista e em outros casos, ela não paga o conserto e o veículo fica em oficina. Enquanto estes carros estão na oficina, não tem como o povo pedir e assim o município gastar.
COMO A SENHORA ANALISA A GESTÃO DO EX-PREFEITO PACHICA?
Os dois primeiro mandatos do ex-prefeito Pachica, foram satisfatórios. mas, depois que acumulou dívidas e lacunas em contas do município, a verdadeira face do governo que era razoável, apareceu.
Na administração de Pachica, começou o desastre administrativo de nossa cidade. Ele não inaugurou nenhuma obra nos oito anos que governou nossa cidade. deixou o município como hoje está, individado e sem condições de receber investimentos de alguns órgãos públicos.
Não se sabe onde está o dinheiro público de Coronel João Pessoa, se não foi feito algo de relevância.
Onde estão os repasses da previdência dos servidores que não foram feitos em parte da administração? Pachica faltou com compromisso e responsabilidade com o dinheiro público.
O QUE A SENHORA ACHA DE UMA PESSOA NOVA PARA ENTRAR NA POLÍTICA DE CORONEL JOÃO PESSOA? Precisamos de uma mudança radical. Alguém que queria gerenciar o município e seus recursos. Chega de somente desejar o dinheiro e esquecer a cidade. É urgente a necessidade de alguém que não tenha vaidade em ser prefeito, e sim administrar para o povo. Buscar melhorias para nossa cidade é o que todos os que gostam de Coronel sonham.
Não aguentamos mais ver uma parte do povo ser omisso, por ter receio de retaliações. O povo é soberano e precisa ter mais respeito.
Infelizmente não temos como provar, mas o prefeito está muito mais preocupado em honrar compromissos que fez com a gestão passada. Não administrar para o nosso povo.
QUANDO A SENHORA CITA UM NOME NOVO, SERIA O DE ELIANO NOGUEIRA?
O nome que hoje teria reais condições de tirar nosso município da situação que encontra-se, é sim o de Eliano Nogueira. Ele tem todas as características que um governante necessita. Veja a história de vida de Eliano, que o conheço desde criança? Mostrem um risco de dúvidas, na escala da vida deste cidadão? Não há. E isso ajusta muito que se veem no dever de manter a cidade como está. se a população usar de inteligência, veja o que Eliano Nogueira fez para chegar onde chego e terão a certeza de que é um excelente nome para administrar Coronel João Pessoa no futuro próximo.
O FATO DE ELIANO NOGUEIRA ESTÁ POR MUITOS ANOS RESIDINDO FORA DO MUNICÍPIO, NÃO SERIA COMO SE, AGORA, ELE VOLTANDO, "CAÍSSE DE PARA-QUEDAS"?
De forma alguma. Eliano Nogueira foi um dos conterrâneos que tiveram a visão de sair de nossa cidade para edificar uma vida sólida, para garantir aos seus filhos e descendentes, dias melhores. Quem conhece a história desse cidadão, sabe que sua vida foi de trabalho, trabalho e trabalho.
Hoje, goza de uma vida confortável, que acredito não teria conseguido se aqui tivesse permanecido, exatamente por falta de incentivo e apoio. Nossos jovens precisam de oportunidades, de geração de emprego e renda e de condições básicas de sobrevivência, para que permaneçam em nosso torrão natal. E o projeto que Eliano Nogueira tem para Coronel João Pessoa, sendo prefeito ou mesmo apoiando um nome que queira o bem de todos, é exatamente esse: gerar emprego dentro do município de formas alternativas, que assegure a permanência destes jovens na sua cidade.
QUAL A MENSAGEM QUE A SENHORA DEIXA PARA OS SEUS CONTERRÂNEOS?
Tenho muita tristeza em ver que a população de nossa cidade precisa de tanto e nós podemos fazer tão pouco. A esperança d que possamos fazer mais e melhor, somente ao povo cabe. É este povo quem elege e derrota. E a população precisa observar melhor e escolher o que de melhor for.
Tenho vergonha de hoje ter em nossa cidade, uma administração tão falha e sem compromisso. Mas tenho a esperança de que ano que vem possamos rever essa situação e dar um basta na forma que Coronel João pessoa vem sendo guiada. Que seja para o povo e pelo povo.
http://rnpoliticaemdia2012.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados