quarta-feira, 12 de agosto de 2020

AQUI UM POUCO DA HISTÓRIA DO NOSSO QUERIDO PAI JOSÉ DIRCEU SOARES, QUE SE ESTIVESSE VIVO HOJE FARIA 91 ANOS.

José Soares (In memorian) Ilka Soares, Dr. Aritonio e Agtonio Soares

   

Ai que SAUDADES ME DÁ

José Dirceu Soares filho de Francisco Soares e Maria Eugênia Soares nasceu 12/08/1929 no povoado de Epitácio Pessoa hoje Pedro Avelino que só veio a se tornar município em 23/12/1948

Aqui está um pouco da história de José Soares que faleceu em 20/06/2015 com quase 86 anos, com o mesmo tino e capacidade que sempre teve ao longo de sua laboriosa vida.
SUA INFÂNCIA:
Ao que temos conhecimento sempre foi uma criança muita ativa e inteligente, que sempre acompanha seu pai nas atividades do comércio e na lida do campo, onde nós contava belas historias da fazenda Diamantina de propriedade de seu pai.
Em 06 de Fevereiro de 1935 dava inicio aos estudos onde foi matriculado na Escola Estadual Professor Abel Furtado
fazendo parte da rica história da referida escola, pois fez parte das primeiras turmas após sua fundação, mais em 1938 aos nove anos de idade ficou órfão de seu pai, passando a ser cuidado pelo seu tio Abílio Monteiro Soares ( In memorian ) o qual ele tinha maior respeito e admiração,
Na década de 40 foi estudar no Ginásio Diocesano Seridoense onde teve como Diretor o Monsenhor Walfredo Gurgel e Vice-Diretor o Pe. Manuel da Costa, sendo naquela época um dos alunos que se destacou pela sua inteligência, mais por ironia do destino só cursou até o segundo ano ginasial hoje equivalente a sétima série do ensino fundamental, em 1951 ao retornar do Colégio Diocesano de Caicó foi ser professor das turmas de 3°e 4° da Escola Estadual Professor Abel Furtado.
Em 26/11/1952 casou-se com Ilka Linhares Soares indo trabalhar como funcionário Público Federal, quando pertenceu ao quadro do Ministério da Agricultura onde foi morar na fazenda Campo de Serra Verde, deixou o emprego por não compactuar com safadesa e foi morar na fazenda Riacho do Meio , de propriedade de Zeca Linhares seu sogro, daí por diante tiveram sete filhos Fernando, Gorete, Agtônio, Gildete e Aritônio. Sendo que duas meninas morreram antes mesmo de completar um ano de idade. ( Márcia e Gilma )
O Desportista.
Na sua juventude era um amante do Futebol e dentre os atletas de sua época destacou-se como um grande zagueiro onde defendeu ao time do Vasco da Gama, quando este brilhou em toda a região Central.
Ao lado de Itajubá e Chiquinho de Agostinho, formou a trilogia dos melhores jogadores de sinuca que se tem notícia em nossa cidade.
Um apaixonado por caçada e vaquejada onde sempre investiu em bons animais, uma dessas histórias foi na aquisição de um cavalo onde na década de 60 deu uma caminhonet Alvorada semi nova em um cavalo.
O HOMEM PÚBLICO
Homem plural, voltado para o campo, o comércio, o esporte e a política. Na política soube representar o seu papel de parlamentar representativo e, quando na oposição, assumiu o seu lugar de guardião da sociedade, chamando para si, a responsabilidade de cobrar dos gestores do município a obrigação de governar com lisura o dinheiro do povo.
É considerado um dos precursores das ideias inovadoras da liberdade, que lançou na legendária campanha de 1972, resultando no movimento político-filosófico, denominado MLPA (Movimento para a Libertação de Pedro Avelino) ainda de sua passagem pela política, temos várias famílias beneficiadas com emprego público sem que nunca tivesse buscado para se empregado para seus familiares, além de inúmeros fazendeiros beneficiados através de construções de açudes na gestão do governador Cortez Pereira sem que também nunca ter construído se quer um açude em suas propriedades, sempre buscando solução para um problema que até hoje aflige o povo que mora no semi-árido Nordestino.
Zé Soares como era conhecido herdou de seus pais a política no sangue, nos anos de 1930 e 1940, Francisco Soares e Maria Soares assumiram o comando do PRP do futuro presidente João Café Filho. Depois sua mãe teve participação importante para a criação da Lei 603 que foi sancionada em 31/10/1938 onde Epitácio Pessoa foi elevada a categoria de Distrito, Movimento pro emancipação.
José Soares se destacou na politica onde militou por mais de cinquenta anos, suas características e personalidade forte, destemido, inteligência e um dos maiores combatentes contra a corrupção na história desde município onde foi candidato a prefeito 1972 pela ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) perdendo a eleição por 41 votos, essa foi uma das campanhas mais acirradas da história política deste município, onde até hoje o Slogan da sua campanha é lembrado ( DOIS NOMES UM SÓ IDEAL, CORAGEM PARA ACABAR COM O PRIVILÉGIO DE POUCOS QUE TEM SIDO ATE HOJE A MISÉRIA DE MUITOS) em 1988 foi eleito vereador, sendo considerado até hoje um dos mais atuantes vereadores do poder Legislativo do município de Pedro Avelino.
Como a política esta no sangue da família ele escolheu para ser seu sucesso o seu filho Francisco Agtônio Soares que foi eleito por três mandatos, esse honrou os ensinamentos do pai sustentar a bandeira que seu pai o entregou que era a bandeira de defender os mais pobres e humildes de sua terra, um parlamentar que defendeu o povo e a honestidade dos gestores para com a verba pública.
Aqui finalizo e não poderia deixar de dizer do carinho e amor que ele tinha pela vizinha cidade que tão bem lhe acolheu a querida cidade flor do sertão ( Afonso Bezerra )
Essa cidade de grandes amigos dos mais ricos aos mais pobres, onde aqui não poderia esquecer e ao mesmo tempo agradecer ao amigo ex vereador Gustavo onde o concedeu homenagear dando um nome de uma rua na querida flor do sertão.
Em fim agradeço aos nossos conterrâneos Pedroavelinenses pelo respeito que o tinha.
Agtônio Siares e Familia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...