quinta-feira, 7 de julho de 2022

Sinal 5G estreia em Brasília e deve chegar a Natal em setembro




Alguns brasilienses acordaram com a internet dos smartphones e tablets turbinada. É a telefonia móvel de quinta geração, o 5G, que começou a funcionar nesta quarta-feira (6) em Brasília. A experiência na capital do país vai ajudar a melhorar a instalação do 5G nas demais cidades. Nesta quarta-feira, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que, no máximo, até setembro todas as 27 capitais brasileiras estarão operando a tecnologia 5G. Nas próximas semanas, o sinal será ativado nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa.
"Nas próximas semanas teremos o 5G em todas as capitais do Brasil. O 5G vai impulsionar a economia do Brasil em diversos setores, melhorando nosso PIB (Produto Interno Bruto) e fazendo com que nós possamos vir o hub tecnológico na América Latina. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter o 5H", afirmou em vídeo gravado na tarde desta quarta-feira.


O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) para Brasília foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A quinta geração de telefonia móvel, o chamado 5G, promete velocidades até dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps, com consumo mais rápido de vídeos, jogos e ambientes de realidade virtual. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.


Em Brasília, a cobertura, porém, ainda era parcial no primeiro dia de ativação. Alguns locais na região central da cidade ainda não tinham acesso ao novo serviço, por não estarem dentro das áreas das antenas já acionadas. Segundo o Ministério das Comunicações, essa limitação tende a ser eliminada à medida que as empresas de telefonia acionem mais antenas.


A Anatel informou que o serviço deve estar disponível em 80% da capital federal, principalmente na região do Plano Piloto, onde ficam a Esplanada dos Ministérios, o Congresso, Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Porém, em testes feitos pela reportagem, mesmo essa região ainda está com cobertura limitada e com ampla oscilação entre as redes 4G e 5G.


O sinal mais forte alcançado pela equipe do Estadão ao circular por esses pontos, na rede da Claro, foi na Praça dos Três Poderes, onde a velocidade de download atingiu 343,3 Mbps - e estava quase dez vezes mais rápida do que na rede 4G. O 5G também ficou ativo na Esplanada dos Ministérios e na entrada do Congresso Nacional. Já nos arredores do Palácio do Planalto, no Salão Verde - por onde passam os deputados na Câmara -, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no estádio Mané Garrincha, a rede 5G não funcionou.


O ministro das Comunicações disse ao Estadão que não houve problema ou ocorrência com nenhuma operadora. "Está tudo funcionando perfeitamente, sem nenhuma interferência. O que existe é que ainda não temos a cobertura na capital inteira. Tem operadoras cobrindo 50% (de sua área total de serviço), outras cobrindo 40%. Isso representa três vezes mais do que era obrigação para esse ano."


A estreia do 5G na capital federal despertou o interesse dos consumidores por aparelhos compatíveis com essa tecnologia - são mais de 60 modelos. "Muita gente veio perguntar, querendo saber mais sobre como funciona", disse Carlos Alberto Souza, vendedor de celulares em um shopping na região central de Brasília. "Hoje de manhã, vendi mais aparelhos desse tipo, uns 50% a mais do que num dia normal." Na loja, os celulares com 5G custavam a partir de R$ 1.999. Ironicamente, a rede 5G não estava funcionando dentro da loja. "Parece que aqui no shopping não está pegando direito."


Operadoras Vivo, Claro e Tim já operam o 5G


O 5G, ativado nessa quarta-feira em Brasília, está sendo operado pelas principais operadoras do País - Vivo, TIM e Claro. A cidade virou uma espécie de projeto-piloto, com equipes da Anatel trabalhando para que as frequências de transmissão não sofressem interferências. "Também testamos se haveria interferência em alguma emissora ou no Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e não houve nada", afirmou o ministro das Comunicaçõs, Fábio Faria. "Estamos fazendo esse monitoramento e estou recebendo essas informações das operadoras e da Anatel. Não tem área de sombra, nada disso. Se não está pegando, é porque não tem cobertura ainda naquele local."


Além do aparelho celular e computadores, a conexão 5G poderá ser usada em dispositivos domésticos e deve influenciar no lançamento de novos aparelhos conectados. Em princípio, foram instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.


A Vivo confirmou a ativação do sinal 5G em Brasília e informou que está pronta para ativar o sinal nas outras capitais assim que houver a liberação por parte da Anatel. Em comunicado, a operadora disse que cerca de 2,5 milhões de clientes já contam com celulares compatíveis com o 5G, e a sua expectativa é que o número aumente significativamente daqui em diante.


Os clientes, segundo a operadora, não vão precisar trocar o chip, nem o plano de telefonia móvel para acessar ao sinal 5G. Segundo a operadora, essa conexão será automática. Dessa forma, o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho. A Vivo possui em seu portfólio 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz. Com o 5G, a experiência de velocidade do usuário será até 10 vezes mais rápida que o 4G, além da redução no tempo de latência.


Já a TIM informou que é a única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial. “O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de tornar-se a operadora mais querida do país”, diz o CEO da companhia, Alberto Griselli.


Segundo ele, desde 2019 estamos trabalhando para o 5G, com a criação dos primeiros laboratórios de quinta geração no país e realização de diversos pilotos. “Agora, entregamos a primeira rede comercial Standalone, e, em paralelo, seguimos atuando fortemente no segmento corporativo, fechando novas parcerias para que a tecnologia impulsione negócios e revolucione diferentes setores da economia do Brasil. Estamos diante de uma grande transformação e a TIM vai liderar esse movimento porque somos a operadora da próxima geração”, ressalta. O executivo reforça ainda que, em breve, o 5G de verdade da TIM chegará às demais capitais, de acordo com cronograma da Anatel: “teremos a maior e melhor rede 5G do país, assim como fizemos com o 4G”, acrescenta.


A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores. A previsão inicial era que todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...