sábado, 18 de dezembro de 2010

A volta do algodão em Afonso Bezerra-Blog do PROFESSOR KLAYTON


                        
 
Nesta segunda dia14/10 ouve uma Reunião na câmara dos vereadores para tratar do Assunto referente a volta da plantação do algodão em Afonso Bezerra.
  Estavam presentes na reunião o gerente do Banco do nordeste de Angicos, gerente do Banco do Brasil de Afonso Bezerra, presidente da câmara municipal dos vereadores Carlinhos da Serra, presidente da ACAVUJ Fernando Soares, prefeito de Afonso Bezerra Jackson Bezerra, Secretario de agricultura, Marcelo, representante da EMATER Victor Hugo, presidente do sindicato dos trabalhadores de Afonso Bezerra Chiquinho, o técnico em agronomia Francinaldo e o presidente da cooperativa que se responsabilizará em comprar o algodão dos agricultores, João Gregório.
 
Marcelo
Secretário de agricultura
Marcelo que estava a frete do trabalho falou que vai fazer de tudo para que esse projeto de certo, e falou um provérbio para estimular a todos, `` uma caminhada de 1000km começa com um pequeno passo ´´ reconhece a preocupação do presidente da ACAVUJ  com o homem do campo mas acha que todos tem que pensar positivo.
 
Jackson Bezerra
Prefeito municipal de Afonso Bezerra
O Prefeito Jackson acredita que o algodão pode ser fonte de dinheiro para o agricultor rural, diz ainda que ´´ é preciso disciplinar o agricultor para voltar a plantar algodão, e vai ser preciso todo mundo seguir a risca as informações dos técnicos ou tudo pode ser perdido ´´ ou então cairemos do cavalo mais uma vez, diz o prefeito.
O prefeito ainda comenta em relação aos empréstimos que provavelmente será liberado para os agricultores que iram plantar algodão, diz que ´´ não precisa o agricultor se endividar com bancos para plantar apenas uma equitaria de terra, pedi também que plantem apenas uma equitaria esse é o começo e temos que ir devagar, com os pés nos chão.
 
Fernando Soares
Presidente da ACAVUJ
Fernando Soares lembra que Chico Souza plantava muito algodão e que a feira de Afonso Bezerra era muito melhor que hoje, e um dos motivos no qual as feira de Afonso Bezerra ficava até tarde era porque Chico Souza fazia o pagamento dos seus trabalhadores após as 10h do dia.  Algodão era visto como ouro branco E quando o algodão acabou, acabou também o agricultura de Afonso Bezerra. Diz Fernando, Fernando deu a idéia do que chamam de tecnologia para apanha a capucho de algodão no chão, que é (uma taboa com pregos e um cabo de vassoura no meio da tabua com isso não é preciso se abaixar para apanhar o capucho de algodão no chão)
Fala também que o INCRA deveria ter sido convocado para a reunião pois o INCRA deu um calote nos agricultores diz Fernando, abandonou os assentados, e quando sabe que o preço do algodão vai ser de acordo com a bolsa de valores, diz que o agricultor vai está dando um tiro no escuro, pois se o preço do algodão for muito baixo o que será dos agricultores? E teme que o agricultor entre em um barco furado.
Finaliza dizendo ´´ O homem do campo foi jogado a própria sorte, o prefeito inteligente cuida do homem do campo.
E poucos perceberam, mas Fernando mais uma vez levou bate gute para a reunião, são coisas simples, mas que devem ser vistas, pois isso é atitude.
 
Carlinhos da Serra
Presidente da câmara dos vereadores de Afonso Bezerra
O vereador diz que fica feliz pela reunião, e também pela assistência presente, e pede que todos plantem o algodão para da o 1º passo, da a idéia aos agricultores que aluguem uma plantadeira caso a prefeitura não disponibilize uma, pois o trabalho será mais rápido com a maquina, e finaliza dando um feliz natal para todos.
 
João Gregório Jr
Presidente da cooperativa que se responsabilizara em comprar o algodão.
João Gregório inicia sua fala parabenizando o prefeito Jackson por ter dado credibilidade a reunião, pois ele teve conhecimento que o prefeito estava em natal e veio para Afonso Bezerra para participar da reunião mesmo tendo que está as 5h da manhã de volta a Natal, parabeniza também a população e o secretario de agricultura Marcelo por ter escolhido a reunião no dia de Santa Luzia, e afirma que o algodão nunca deixara de ser comercializado, as industrias de algodão estão precisando da matéria prima, e afirma que o custo do agricultor vai ser quase zero, e garante a compra do algodão e que ninguém está obrigado a vender o algodão a ele, cada um pode vender a quem quiser, e esse ano de 2011 é apenas para reativar a plantação de algodão, diz ainda que não garante o preço do algodão ser alto ou baixo pois o preço é de acordo com a bolsa de valores, e exemplifica dizendo que o preço do algodão pode hoje está de 50 centavos o Kg, amanha de 1 real e assim sucessivamente.
 
Chiquinho
Presidente do sindicato dos trabalhadores de Afonso Bezerra
Diz que essa reunião é de grande importância para ele, pois quando se fala da agricultura de Afonso Bezerra ele tem que estar presente, e que não participou de outras reuniões por motivo de saúde, diz ainda que se preocupa com os agricultores como se preocupa com seus filhos. A firma a fala dos outros dizendo que o algodão era a popança do agricultor rural.
E Convida todos para o 2º festival da juventude rural, dia 23/12 do corrente ano, finaliza desejando a todos um feliz natal.
 
Francinaldo
Técnico em Agropecuária
Esse é o momento certo para juntar o grupo e plantar o algodão, e lembra também que a transportação será mais fácil, pois a pista estará terminada o próximo ano e isso facilitara para os agricultores, fala também da tecnologia em plantar algodão, pois a própria começa na semente que é uma semente que da os capuchos mais sedo (um algodão precoce) e deseja que todos sejam iluminados por Santa Luzia.
 
Victor Hugor da EMATER
Explica a questão de como plantar algodão nos tempos de hoje e explica para os agricultores que não estamos na década de 60, e que hoje temos formas bem simples de erradicar as pragas do algodão, parabeniza o prefeito pela intenção de querer voltar a plantar algodão no município de Afonso Bezerras e diz que ´´ O valor desse projeto é de 2 milhões para ser investido nos agricultores ´´ Vitor ainda fala no popular que merda de animal é tudo para se ter uma boa plantação, a terra tem que ser alimentada e temos que ver a terra como um ser vivo, Parabeniza o secretario de agricultura e finaliza dizendo que o algodão é a ferramenta para trazer a dignidade ao homem do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...