quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aprenda como usar os produtos de limpeza com segurança e saúde

Os produtos de limpeza são excelentes aliados na hora de arrumar a casa. Para lavar as roupas, talvez sejam até mais importantes. Mas não basta comprar qualquer produto, aplicar e pensar que ele vai resolver os problemas sozinho. Cada um tem uma função específica, e é preciso ficar atento na hora de usar.
O Bem Estar desta segunda-feira (11) mostrou os cuidados que é preciso ter com esses produtos, de forma a aproveitar o que eles têm de melhor. Os convidados foram o infectologista Caio Rosenthal, que é consultor do programa, o médico de família Ademir Lopes Júnior e o toxicologista Flávio Zambrone.
A lista abaixo mostra alguns dos principais produtos que usados diariamente e qual a melhor forma de aplicá-los:
Arte produtos limpeza (Foto: Arte/G1)
De toda forma, existe uma dica universal que vale para qualquer produto, tanto para o modo de aplicação quanto para os cuidados com o armazenamento. Sempre leia o rótulo, pois as informações mais importantes estarão lá.
Cada parte da casa requer cuidados específicos. O vaso sanitário abriga muitos micróbios que podem vir a ser perigosos. Por isso, a descarga deve ser dada sempre com a tampa fechada, para que eles não se espalhem por todo o banheiro. Quando se lava o vaso, é preciso deixar o produto agir por dez minutos antes de dar descarga, além de lavar bem a tampa e o assento. Pia e ralos também devem ser desinfetados.
Na cozinha, a mistura de umidade, calor e alimentos é propícia para as bactérias. A pia e o chão são consideradas as áreas críticas. Os eletrodomésticos pesados, como o fogão e a geladeira, devem ser afastados para a remoção da sujeira. Manter o local ventilado também é importante.
De forma geral, os especialistas não recomendam o uso de produtos informais. Além do risco de que eles não funcionem, falta cuidado com o armazenamento. Deixar produtos de limpeza em garrafas de refrigerante, por exemplo, aumenta a possibilidade de que uma criança confunda e beba aquela substância, que é tóxica.
Em caso de intoxicação, o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) pode ajudar, pelo telefone 0800-722-6001. Outra boa opção é sempre o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que atende pelo número 192.
FONTE-BEM-ESTAR-GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...