Rodar quase 50 quilômetros com um litro de gasolina em um carro que entrega luxo e desempenho parece um sonho ainda distante. Mas, ao menos no caso do Fisker Karma, um sedã de R$ 170 mil (US$ 100 mil), essa marca já é realidade.
De acordo com a agência europeia Technischer Üeberwachungs Verein (TUV), que certifica carros no Velho Mundo, o Karma acaba de atingir a marca combinada de 47,6 km/l.
Essa façanha só é possível porque o Karma - único modelo fabricado pela californiana Fisker - é um veículo elétrico de autonomia estendida. Ou seja, um motor elétrico faz o carro se mover e outro a combustão ajuda a recarregar as baterias.
A potência do carro é de mais de 400 cv, o que significa que o luxuoso modelo de quatro portas é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.
O Karma pode rodar até 83 km sem que seu motor a combustão precise ser acionado. Queimando gasolina, o carro tem autonomia de 483 km. Suas baterias também podem ser recarregadas em qualquer tomada, além de utilizarem a energia solar, convertida em eletricidade por uma placa no teto.
Para o presidente e co-fundador da montadora, Henrik Fisker, os resultados de consumo foram impressionantes.
- Foram até melhor do que nós esperávamos.
A ideia da Fisker é que o Karma seja a primeira opção daqueles que buscam um carro com desempenho esportivo, mas que se preocupam com o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados