De:Duclécio em 04/03/2012 12:59
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Para: Educadores
Amigo Fernando Soares, lendo O POTI deste domingo 04/03/12, me chamou a atenção uma matéria sobre gestão escolar. Sobre qual seria a melhor forma de gestores comandar os destinos de milhões de alunos em nosso RN. Eleições diretas e democráticas ou Concurso público?; Eis aí a questão: Nem todo educador defende eleições diretas pra diretor como o caminho ideal pra uma boa gestão na escola. Depois de 7 anos de experiencias desse módulo nas escolas estaduais as eleições diretas que surgiram como a melhor alternativa até então- tem sido motivo de críticas por parte de especialistas em educação que defendem a profissionalização da gestão como nova alternativa. Pois "o processo de eleições diretas por sí só não garante a instalação de uma gestão democrática, pois na cultura que vivemos eleição não é solução, é só uma saída intermediária".
De:Duclécio em 04/03/2012 13:15
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Para: Professores
Embora reconheça que as eleições diretas representam um processo bem mais avançado, não se comparando em hipótese alguma á escolha por indicação política, os especialistas defendem veementemente a seleção dos gestores por meio de concurso público como já acontece no estado de São Paulo. Na opinião dos especialistas em educação a falta de competência técnica, partidarização das eleições e a cultura paternalista de troca de favores tem atrapalhado a administração de muitos diretores eleitos pelo voto direto. O problema é que muitos diretores não conseguem responder ás demandas exigidas pela escola porque não possuem qualificação técnica pra o exercício do cargo, nem o estado ou município preparam adequadamente o profissional eleito pela comunidade escolar. " O que se espera de um diretor é que ele seja capaz de conduzir o processo de planejamento das ações da escola, coordenação e avaliação de resultados.
De:Duclécio em 04/03/2012 13:38
Para: Pais de alunos
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Eu defendo e acredito assim como os especialistas na área de educação na profissionalização da gestão da educação. hoje cada vez mais, as escolas trazem demandas que requerem competência especifica dos gestores, como cuidar da parte financeira, planejamento estratégico das escolas,orçamentos e prestações de contas, além da parte pedagógica, e acrescento a parte de relações humanas que considero muito importante neste processo. E isso não se aprende com um curso e formação de algumas horas, mas exige formação de base continuada. As críticas dos especialistas também se direcionam aos vícios das eleições partidárias como barganha de votos e comprometimento com os eleitores ( professores e pais de alunos) que são copiados pra escola. Há escolas que simplesmente copiam o módulo de eleições macro, provocando o comprometimento do bom andamento da administração, bem como dirigentes que não querem desagradar quem votou nele e daí fazem concessões que prejudica a gestão. Por favor publique, obg.
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