Marcelo Abdon
A equipe técnica e coordenadores do Projeto Balde Cheio irão realizar uma programação de Dias de Campo, em 20 municípios do Rio Grande do Norte, a partir da próxima terça-feira (20), até a primeira semana de junho.
Os eventos servirão para disseminar as ações do Balde Cheio e avaliar em cada cidade os resultados obtidos com a implantação do projeto. Os consultores registrarão os depoimentos dos produtores sobre a experiência com o programa, enquanto que o técnico local apresentará os resultados de cada propriedade, planejamento e expectativas. A intenção é também conhecer as áreas que estão sendo intensificadas, com pastagem e palma, por exemplo.
Nesta agenda estão inclusas ainda, as reuniões do Comitê Gestor do Balde Cheio no RN, composto pelo Banco do Nordeste, Sebrae/RN, Federação da Agricultura/Senar e a empresa Pecuária Intensiva da Embrapa.
As ações do Balde Cheio envolvem a capacitação de técnicos que orientam os produtores para melhor gerenciar a propriedade, realizar controles zootécnico, de sanidade e econômico, melhorar o manejo do rebanho, alimentação e conforto, dentre outros. São participantes unidades de cunho familiar de pequeno porte e que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda. A iniciativa tem o apoio técnico do Sistema Faern/Senar, Embrapa e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). As prefeituras também investem com aporte financeiro, pessoal e apoio.
Mês passado, o Banco do Nordeste aportou recursos na ordem de R$ 120 mil, através do 2º convênio assinado com o SEBRAE, que investiu o mesmo valor. Atualmente, cerca de 140 propriedades de 20 municípios do estado participam do Balde Cheio.
Agenda dos Dias de Campo:
20/03 – Tenente Laurentino e São José do Seridó
21/03 – São João do Sabugi e Carnaúbas dos Dantas
22/03 – Parelhas e Santana do Seridó
03/04 – Pendências e Carnaubais
04/04 – Ipanguaçu e Campo Grande
05/04 – Assu e Upanema
08/05 – Apodi e Felipe Guerra
09/05 – Janduís e Messias Targino
10/05 – Doutor Severiano e Pau dos Ferros
05/06 – Santo Antônio e Nova Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão avaliados antes de serem liberados