segunda-feira, 16 de abril de 2012

PATOLOGIAS DA COLUNA - CIRURGIA OU NÃO?

JÚLIO CÉSAR DE SOUSA
FISIOTERAPEUTA

PATOLOGIAS DA COLUNA - CIRURGIA OU NÃO?
Azougue – Qual o percentual de pessoas que sofrem com problemas de coluna?
Júlio César - Em torno de 95% da população mundial sofre da coluna, e na sua grande maioria é devido à má postura.

Azougue - Quais os males que a má postura da coluna pode acarretar?
Júlio César - Isso acarreta uma série de problemas, dentre eles a cifose (conhecida popularmente por corcunda); escoliose (que é a curvatura da coluna, para a esquerda, à direita); hérnias de disco, dores nos músculos (chamados eretores da coluna) e bico de papagaio, etc.
Azougue - Existe tratamento para estas patologias ou doenças sem necessidades de cirurgia?
Júlio César - Sim, e muito eficaz, chama-se terapia manual e/ou osteopatia, que os europeus chamam de medicina interna.
Azougue - Quais as chances de se ter um bom resultado com este tratamento?
Júlio César - Alguns fatores devem ser observados para que o tratamento tenha uma eficácia considerada boa, que são: idade do paciente; tipo de patologia (doença), peso, estrutura óssea (se o paciente tiver osteoporose avançada e artrose em alto grau não poderá se submeter a este tratamento). Sendo observados esses fatores, as chances de um bom resultado no tratamento são muito grandes, podendo chegar a 98% dos ossos, mesmo quando se trata de hérnias de disco. Durante o tratamento se faz uma descompressão do disco vertebral, através da manipulação das vértebras.
Azougue - Quanto tempo dura, em média, o tratamento?
Júlio César - 8 semanas, sendo uma sessão por semana.
Azougue - Como evitar os problemas com a coluna?
Júlio César - Em 1º lugar, ter uma boa postura; uma alimentação rica em nutrientes; atividade física com acompanhamento; tomar bastante líquido, enfim, tentar ter uma vida saudável.
Azougue - O que acontece se um paciente com artrose em alto grau ou com osteoporose se submeter ao tratamento chamado osteopatia?
Júlio César - Bem, se ele for meu paciente não irá acontecer nada, pois eu não farei tal tratamento nesta pessoa. Mas suposto que alguém o fizesse, o paciente correria um sério risco de fraturas em uma ou mais vértebras da coluna, pois estas patologias enfraquecem a estrutura óssea, deixando-a mais vulnerável a fraturas.
Azougue - A osteopatia evita a cirurgia?
Júlio César - No momento da avaliação é que pode ser dado diagnóstico preciso, contudo na grande maioria dos casos sim, evita a cirurgia, ou seja, o paciente se livra do risco que é qualquer cirurgia, mesmo quando feita por um bom cirurgião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...