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Aeronave cruzou o país sem levar nenhum combustível.
Um avião totalmente movido a energia solar aterrissou em Nova York na
noite de sábado (6), completando a etapa final de uma jornada épica
através dos Estados Unidos, que começou há mais de dois meses.
O aparelho, chamado de Impulso Solar, desembarcou no Aeroporto John F. Kennedy às 23h09 (hora local), disseram os organizadores.O avião experimental saiu do Aeroporto Internacional Dulles, perto de Washington.
Foto de arquivo do dia 22 de maio mostra o Impulso Solar, pilotado por André Borschberg, tomando o voo, de madrugada, do Aeroporto Internacional Sky Harbor, em Phoenix (Foto: Matt York/ AP)
A aeronave de formato espigado tinha previsão para pousar na madrugada de domingo, mas a equipe do projeto decidiu encurtar o vôo após um pequeno incidente na parte inferior da asa esquerda. A condição da aeronave foi declarada suficientemente estável para continuar, e piloto Andre Borschberg não estava em perigo, disseram os organizadores.
O Solar Impulse é o primeiro avião movido a energia solar capaz de funcionar dia e noite para voar através dos Estados Unidos. Com a envergadura de um Jumbo e o peso de um carro pequeno, a aeronave fez a primeira etapa da viagem de San Francisco para Phoenix no início de maio e voou esse mês de Phoenix para Dallas.
O projeto teve início em 2003, com orçamento de 90 milhões de euros ( US$ 112 milhões) para um período de dez anos e envolveu engenheiros da Schindler, a fábrica suíça de elevadores, e ajuda para pesquisa do grupo químico belga Solvay - patrocinadores que querem testar novos materiais e tecnologias e ao mesmo tempo obter reconhecimento para sua marca.
Aeronave cruzou o país sem levar nenhum combustível.
Impulso Solar aterrissou na noite de sábado (6) em Nova York.
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O aparelho, chamado de Impulso Solar, desembarcou no Aeroporto John F. Kennedy às 23h09 (hora local), disseram os organizadores.O avião experimental saiu do Aeroporto Internacional Dulles, perto de Washington.
Foto de arquivo do dia 22 de maio mostra o Impulso Solar, pilotado por André Borschberg, tomando o voo, de madrugada, do Aeroporto Internacional Sky Harbor, em Phoenix (Foto: Matt York/ AP)
A aeronave de formato espigado tinha previsão para pousar na madrugada de domingo, mas a equipe do projeto decidiu encurtar o vôo após um pequeno incidente na parte inferior da asa esquerda. A condição da aeronave foi declarada suficientemente estável para continuar, e piloto Andre Borschberg não estava em perigo, disseram os organizadores.
O Solar Impulse é o primeiro avião movido a energia solar capaz de funcionar dia e noite para voar através dos Estados Unidos. Com a envergadura de um Jumbo e o peso de um carro pequeno, a aeronave fez a primeira etapa da viagem de San Francisco para Phoenix no início de maio e voou esse mês de Phoenix para Dallas.
O projeto teve início em 2003, com orçamento de 90 milhões de euros ( US$ 112 milhões) para um período de dez anos e envolveu engenheiros da Schindler, a fábrica suíça de elevadores, e ajuda para pesquisa do grupo químico belga Solvay - patrocinadores que querem testar novos materiais e tecnologias e ao mesmo tempo obter reconhecimento para sua marca.
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