terça-feira, 14 de outubro de 2014

Festa do Boi 2014: Fazendinha agroecológica mostra novas tecnologias

http://www.marceloabdon.com.br/

A utilização de tecnologias de ponta na agricultura familiar no Rio Grande do Norte, expostas na “fazendinha agroecológica”, é uma das atrações da Festa do Boi 2014,
que acontece no período de 11 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Em meio às atividades do setor, a Emater-RN comemora o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”, instituído pela Organização das Nações Unidas.
Nesse espaço do pequeno agricultor, serão demonstradas as cadeias produtivas alimentares do agronegócio familiar administradas pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), através de suas vinculadas; em parcerias com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A “fazendinha agroecológica” é uma réplica de uma fazenda modelo com diversas Unidades Tecnológicas Demonstrativas (UTDs). O visitante pode conhecer nesse espaço as cadeias produtivas do agronegócio familiar no estado, desenvolvidas com assistência técnica da Emater-RN, e outras ações das demais vinculadas da Sape, como a Emparn e Idiarn.
Os agricultores familiares, em caravanas organizadas pelos extensionistas rurais da Emater-RN, no interior, estarão presentes ao evento. Na “fazendinha agroecológica’ eles participarão de oficinas e aulas de campo cuja finalidade é o conhecimento de novas tecnologias implementadas nesse segmento da economia potiguar. Os caravaneiros são procedentes de municípios das áreas de abrangência dos escritório regionais de São José de Mipibu, Assu, Currais Novos, João Câmara, São Paulo do Potengi e Santa Cruz.
Tecnologias para o campo
Durante a Festa do Boi, no dia 15 de outubro, a Emater-RN, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), lançará o aplicativo “Diário do Extensionista Rural (DER)”. A finalidade da ferramenta é agilizar as ações dos extensionistas rurais da instituição junto aos pequenos produtores, através de aparelho celular ou tablet, sem a necessidade de internet.
Outra ação durante a Festa do Boi 2014 será o Seminário para o Fortalecimento, Inovação e Integração de Ater no Rio Grande do Norte, nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório da Emater-RN (Centro Administrativo). O objetivo do seminário é capacitar os seus técnicos visando a oferta de um atendimento de qualidade às famílias do meio rural, e discutir com órgãos da Sociedade Civil a importância da Ater para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Na UTD reservada à agroecologia são demonstradas as tecnologias empregadas pela Emater-RN para promover o desenvolvimento sustentável e a convivência das comunidades rurais com a região do semiárido, além da preservação do meio ambiente. No local, um micro sistema mostra as ações executadas para amenizar o problema da falta de água e o armazenamento do líquido, com tecnologias, como o reflorestamento, a construção de barragens subterrâneas, poços tubulares, cisternas, renques e barramentos.
O cultivo de hortaliças e legumes é uma atração à parte na “fazendinha agroecológica” com a demonstração de vários tipos de hortas, sem a utilização de agrotóxicos. Além proporcionar uma alimentação saudável, a variedade de produtos que podem ser consumidos e, até mesmo, comercializados. As pessoas que dispõem de espaço podem fazer a sua horta pelo sistema Pais ou a comum. Quem reside em espaços pequenos para essa atividade pode unir o útil ao agradável. Ou seja: fazer uma horta decorativa utilizando vasos, garrafas pet ou canos PVC.
Na “fazendinha agroecológica”, pessoas interessadas em uma alimentação saudável e saborosa podem participar das oficinas que serão ministradas na “cozinha rural”. Durante a realização da Festa do Boi, nutricionistas da Emater-RN ministrarão aulas teóricas e práticas, utilizando como ingredientes produtos da agricultura familiar, no preparo de pratos. Entre outras receitas ministradas durante o evento constam o bolo de inhame, pastel de mandioca, escondidinho de jerimum e lasanha de berinjela.
Cadeias produtivas
Na “fazendinha agroecológica”, os visitantes podem conhecer diversas cadeias produtivas alimentares desenvolvidas pelos agricultores familiares do Rio Grande do Norte, como as do mel de abelha, da mandioca, frutas como o maracujá e o caju, e do leite.
A da mandioca, por exemplo, mostra todos os processos desenvolvidos desde o cultivo da raiz até a produção de diversos alimentos produzidos em uma casa de farinha adaptada, cuja mão-de-obra é de pequenos produtores dos municípios de Vera Cruz e São José de Mipibu. Ali, podem ser degustados e comercializados a farinha e a tapioca. (Emater)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...