sábado, 13 de dezembro de 2014

Conheça os ônibus movidos a esgoto e titica de galinha

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Primeiro ônibus do mundo movido a esgoto começa a circular

Bio-bus, movido a gás biometano (Foto: divulgação)
Bio-bus, movido a gás biometano 
(Foto: divulgação)
O primeiro ônibus do mundo movido a esgoto começou a circular na Grã-Bretanha. O ônibus ecológico tem um motor alimentado por dejetos humanos e lixo orgânico.

Com 40 lugares, o Bio-bus vai circular entre a cidade de Bath e o aeroporto de Bristol movido a gás biometano.
O combustível é produzido a partir do tratamento do esgoto da região. O veículo eco-friendly pode viajar até 300 quilômetros com um tanque. A capacidade do tanque equivale à produção anual de esgoto de cinco pessoas.

Ônibus que funciona com titica de galinha já está circulando

Já está circulando no Brasil o primeiro ônibus movido a gás proveniente de titica de galinha. O projeto é da geradora de energia Itaipu, localizada no Paraná, e da fabricante de caminhões e ônibus Scania, que lançaram o veículo abastecido com biometano.

O gás usado é produzido a partir de dejetos de 84 mil aves de uma granja que fica a cem quilômetros da usina.

O novo combustível teria algumas vantagens em relação ao óleo diesel, como emitir 70% a menos de poluentes e sair até três vezes mais barato. O ônibus já está circulou no Paraná e agora seguirá para demonstrações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele é o primeiro do tipo na história da indústria de veículos comerciais do Brasil.

Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil, explica que o veículo é fabricado na Suécia, e atende às normas internacionais. O ônibus é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor dedicado ao uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano.
Novo combustível: titica de galinha (Foto: Divulgação)
Novo combustível: titica de galinha 
(Foto: Divulgação)
Segundo ele, várias cidades já entraram em contato para conhecer a nova tecnologia. “O mais importante é perceber que ela é 100% viável para comercialização”, afirma Munhoz. Durante quase um mês o veículo fez o transporte de trabalhadores e estudantes, sendo abastecido apenas com biometano.

O presidente da Associação Brasileira de Biogás, Cícero Bley Júnior, conta que o objetivo é demonstrar a viabilidade da aplicação do biometano na mobilidade urbana, para que ele possa ser integrado à matriz de combustíveis do país. Atualmente a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está com uma consulta pública aberta para regulamentar o uso do combustível.

“Acreditamos na viabilidade e estamos iniciando um novo período na busca de alternativas mais sustentáveis ao meio ambiente”, afirma Bley. No primeiro teste, o ônibus circulou 3 mil quilômetros e, em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano foi menor em 56% em relação a um veículo similar a diesel.

Capacidade. O ônibus Scania tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor Scania Euro 6 a gás permitem que o veículo rode não só com biometano, mas também com gás natural ou a combinação de ambos.

Antes de chegar ao Brasil, o coletivo passou pelo México e pela Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.

O motorista Miguel Morales Gomes garante que não notou diferença de desempenho do veículo abastecido com biometano ou com o GNV convencional, derivado do petróleo. “A diferença é zero, tanto em topografias de subidas quanto de descidas”. No Brasil, a granja que fornece os dejetos produz 700 metros cúbicos de biometano por dia. 

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