quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Bolívia vai importar know-how brasileiro na área de pecuária leiteira

http://www.marceloabdon.com.br/

O projeto de internacionalização da raça bovina leiteira Girolando será intensificado em 2015. A Bolívia será o primeiro país a ser beneficiado com a medida. O primeiro passo será a assinatura de um termo de cooperação técnica para transferência de tecnologia na área de melhoramento genético e registro genealógico entre a
Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu). “A cooperação técnica entre as duas entidades representa um marco histórico dentro do sistema de registros genealógico de animais em nível internacional, demonstrando que genética é um interesse comum de todos os países produtores de alimentos e que o melhoramento genético é um trabalho de todos, sem restrições de fronteiras”, assegura o gerente geral da Asocebu Fernando Baldomar.
Entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para execução do serviço genealógico da raça no Brasil, a Girolando fará a capacitação dos técnicos bolivianos para o serviço de registro de animais e a aplicação das ferramentas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O treinamento será realizado em duas etapas, sendo uma no Brasil e outra na Bolívia, com acompanhamento dos trabalhos por técnicos brasileiros. Apenas os técnicos aprovados em teste serão habilitados para efetuar os registros na Bolívia.
Outra parte do termo de cooperação técnica inclui a troca de informações relacionadas à genealogia dos animais inseridos no banco de dados de ambas as entidades. “A meta é expandir esse termo de cooperação técnica para outros países interessados na genética da raça Girolando, tais como: Colômbia, Venezuela, Equador, República Dominicana, Costa Rica”, diz o presidente da Associação de Girolando Jônadan Ma. Em 2014, a entidade brasileira realizou treinamento de 15 técnicos da Asocebu, com aulas sobre as características raciais dos animais Girolando e melhoramento genético da raça.
A expectativa é de que o convênio possibilite a melhoria da qualidade genética do rebanho leiteiro boliviano para viabilizar o crescimento da produção de leite nacional. A projeção do governo daquele país é aumentar o consumo per capita de leite (hoje em 55,3 litros) para 120 litros por ano até 2019. “A Girolando é uma das raças produtoras de leite mais importantes dos Trópicos e que tem a maior participação na produção brasileira. Sem dúvida alguma o trabalho de melhoramento genético da raça na Bolívia significará a melhora dos índices produtivos”, estima o gerente geral da Asocebu. A raça Girolando foi desenvolvida no Brasil por meio de cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, a partir da década de 1940, sendo reconhecida oficialmente como raça pelo MAPA em 1996. Os rebanhos de Girolando são responsáveis por 80% da produção nacional de leite. (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...