sexta-feira, 3 de julho de 2015

5 a 2 eterno: Protagonistas relembram título estadual do ABC em 2007 Wallyson marca quatro vezes na final contra o América e vira ídolo no Frasqueirão.

http://globoesporte.globo.com/
ABC supera desconfiança, muda de técnico e episódio cai nas graças da torcida
header ABC 1 - centenário (Foto: Thiago Assis)


A goleada por 5 a 2 em cima do maior rival eternizou o ano de 2007 na história centenária do ABC. A vitória arrasadora sobre o América-RN na final do Campeonato Potiguar daquele ano, com quatro gols do fenômeno Wallyson, ficará para sempre guardada na memória da torcida alvinegra. Esse foi o primeiro título estadual vencido
pelo Mais Querido no Estádio Frasqueirão, inaugurado em 2006. O Estádio Machadão passava por reformas para receber os jogos do América na Série A. Assim, o Alvirrubro teria que sair de Natal para mandar um dos jogos da final. Graças à "esperteza" do então presidente do ABC, Judas Tadeu, que firmou um acordo com a direção americana, os dois jogos finais foram disputados no Maria Lamas Farache (Relembre o jogo do título na reportagem veiculada pela Inter TV Cabugi à época).
Wallyson - página da TN (Foto: Reprodução/Tribuna do Norte)Wallyson foi consagrado herói do título em 2007 em publicação de jornal da época (Foto: Reprodução/Tribuna do Norte)



- Não estava tendo jogo no Machadão, e o América estava com um time superior ao ABC. Para nós, tudo o que acontecesse era lucro e fizemos o acerto para disputar os dois jogos no Frasqueirão. Esse acerto foi feito entre eu, Gustavo Carvalho e Alexandre Cavalcanti, presidente da FNF na época: os dois jogos seriam no Frasqueirão com renda dividida. O América pensou que daria uma 'lapada' no primeiro jogo e terminou 1 a 1, com a renda dividida: R$ 84 mil para cada um - recordou Judas Tadeu.

LEIA MAIS

Meteórico! Em um ano, Wallyson vira parte da história e do estádio do ABC
'Me devolva o dinheiro da renda da primeira partida e leve o jogo para onde você quiser. A segunda renda é sua'. Ele (Gustavo Carvalho) não tinha o dinheiro e o segundo jogo foi para o Frasqueirão. Aí foi quando ele tomou 5 a 2 
Judas Tadeu, ex-presidente do ABC
Mas, para a surpresa dele, Judas recebeu uma ligação da FNF na segunda-feira após o jogo dizendo que o então presidente do América gostaria de cancelar o acordo firmado e levar a segunda partida para outro campo, com mando do Alvirrubro - que teria que ser longe de Natal.
- Na segunda-feira, um rapaz dentro da Federação ligou pra mim: 'Seu Judas, corre para cá que os caras querem tirar o jogo de lá'. Chegando lá, estavam Alexandre Cavalcanti e Gustavo Carvalho. Aí ele (Gustavo Carvalho) começou a falar, e eu deixei ele falar. Quando ele terminou, eu disse: 'O jogo vai ser no Frasqueirão'. Ele retrucou que o América não poderia jogar lá, e eu disse: 'Faça o seguinte: me devolva o dinheiro da renda da primeira partida e leve o jogo para onde você quiser. Mas eu quero o dinheiro agora, e a segunda renda é sua'. Ele não tinha o dinheiro e o segundo jogo foi para o Frasqueirão, como combinado. Aí foi quando ele tomou 5 a 2 - narrou o ex-presidente do ABC.
REVIRAVOLTA APÓS LEVAR CINCO DO ASSU

Depois de um começo de competição irregular, veio a grande mancha, mas que causaria toda a reviravolta naquele ano: a derrota por 5 a 0 para o Assu, em pleno Frasqueirão, no dia 18 de março. O resultado fez com que o presidente Judas tivesse que ficar no seu camarote após o jogo por causa das ameaças da torcida. Para ele, esta é "a maior decepção em termos de resultado" dirigindo o Mais Querido.
Ferdinando Teixeira - ex-técnico do ABC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Ferdinando Teixeira comandou ABC em 2007 (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
- Demitimos o treinador (Roberval Davino) e colocamos Ferdinando (Teixeira). O América estava se preparando para jogar a Série A, e fomos campeões em cima deles com aqueles dois resultados - disse Judas, se referindo ao empate em 1 a 1 no primeiro jogo e o 5 a 2 da segunda partida da decisão.
Ferdinando Teixeira, que já tinha passagens vitoriosas no comando do clube, foi a solução imediata. O já aposentado treinador relutou, mas acabou aceitando o convite do Alvinegro para voltar à beira do campo.
- Todo mundo dizia que o América ia ser campeão, que o time do ABC era muito ruim, que tinha perdido de 5 a 0 para o Assu. Todo mundo só falava nesse 5 a 0. E nós fomos aos pouquinhos... Eliminamos o Santa Cruz, depois o Corintians de Caicó - que tinha o elenco relativamente bom -, e depois fomos andando. Deixamos para trás o Potiguar de Mossoró e chegamos à decisão com o América. No último jogo, eles jogavam pelo empate e foi quando nós conseguimos vencer. No primeiro tempo já fizemos 4 a 1, aí é muito difícil virar - recontou o ex-técnico.
A RETOMADA DA BANDEIRA

Como qualquer abecedista que esteve no Frasqueirão naquele 29 de abril de 2007, Judas Tadeu tem o 5 a 2 como um jogo inesquecível. Antes da bola rolar, porém, um episódio inusitado: um torcedor carregava uma bandeira do ABC no gramado e caminhou na direção do módulo 3, onde ficava a torcida do América. O gesto foi considerado provocativo pela Polícia Militar e o coronel Ricardo Albuquerque retirou o objeto das mãos do torcedor, fixada em um mastro de bambu. Judas, então, foi em direção ao coronel e pediu a bandeira para que pudesse guardar. Segundo o então presidente, naquela hora não pensou que o gesto fosse repercutir tanto como aconteceu.
Wallyson - destaque - ABC (Foto: Reprodução)Wallyson marcou quatro vezes para o ABC na goleada de 5 a 2 sobre o América em 2007 (Foto: Reprodução)
- Foi um jogo inesquecível. Começamos ganhando o jogo quando eu tomei a bandeira do ABC do coronel Ricardo. Eu fui para dentro do campo pedir para os torcedores do ABC não irem para o lado dos torcedores do América, mas o torcedor que estava com a bandeira dentro de campo foi, e o coronel tomou a bandeira dele. Quando eu vi a cena, fui ao coronel e disse: 'Coronel, me dê a bandeira do ABC que estava com o torcedor'. Ele respondeu que não, pois aquela bandeira, que tinha um mastro grande, representava perigo aos torcedores. Eu retruquei dizendo que a bandeira era um símbolo do clube, e não da polícia. Foi quando ele disse: 'Tá bom, você é o presidente do clube e eu vou liberar a bandeira, mas isso aqui é uma arma'. Eu disse que me responsabilizava e peguei a bandeira para deixar dentro do vestiário do ABC. Depois algumas pessoas escreveram que o ABC começou a ganhar o jogo naquele gesto, e eu fiz isso sem pensar em repercussão nem nada - contou.
Foi o meu primeiro ano como profissional e minha passagem pelo ABC vai ficar marcada para sempre na minha memória"
Wallyson, ex-atacante do ABC
Aos 18 anos, Wallysonfoi o nome do jogo. O atacante fez quatro gols e foi o principal responsável por conduzir um time desacreditado ao título em cima do arquirrival, que, por sinal, participaria da Série A naquele ano e tinha no elenco o craque Souza. Lançado por Roberval Davino em uma partida contra o Alecrim, marcou os dois gols na vitória por 2 a 1. Depois, fechou a campanha como goleador do estadual, com 10 gols.
  • - Foi o meu primeiro ano como profissional e minha passagem pelo ABC vai ficar marcada para sempre na minha memória. Era o primeiro título conquistado no Frasqueirão e eu fiquei marcado também na história do clube. As coisas aconteceram muito rápido para mim no ABC. As lembranças são as melhores possíveis. Só tenho a agradecer pelo apoio e pelo carinho de todos - disse Wallyson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...