sábado, 3 de dezembro de 2016

Precisamos fazer à cidade de Pureza renascer.

       
Quem conheceu e conviveu profundamente  nesta cidade, há uns 38 anos atrás até meados do ano 2008, poderá observar que as transformações  foram mínimas, e teve até índices  que pioraram , como  na área da violência  urbana, onde mortes por armas de fogo e brancas eram algo raro antigamente .
            Há  muito  tempo  atrás , os cidadãos  Purezenses podiam reunir--se para um bom bate papo  nas calçadas, no olheiro e nas praças, porém, hoje  em dia  essa atividade é considerada  de risco, pois acontecem  assaltos em plena  luz do dia. Como era gostoso prosear nas  calçadas , e também  ver os casais
  apaixonados  namorando nas imediações  do olheiro, e na praça  central, Infelizmente , esses hábitos  começam  a rarear, pois a violência  urbana é  crescente, e não vejo a sociedade e o poder público  manifestarem-se veementemente,  antes que este mal tome proporções  alarmantes .
          Outro problema  que está acontecendo  na cidade é o crescimento desordenado  em áreas próximas ao centro  e nos roçados. Muitas  construções são  erguidas  sem observar  certos parâmetros  arquitetônicos e urbanísticos .Tudo  isto é devido  à falta  de um plano  diretor do município, algo necessário  para que a cidade cresça  de maneira  ordenada, caso    contrário , em breve teremos  muitas vielas , em vez de ruas,e isto,  vai de encontro aquilo que chamamos  de  mobilidade urbana .
            Pureza é  uma cidade que pouco  evoluiu no tocante à vários setores , como a saúde , educação, agricultora  e geração  de empregos  e renda. No quesito  educação, somente não é um caos total , devido à  abnegação  da maioria  dos professores, que lecionam ainda com amor à  profissão, pois não  tem o mínimo  de suporte  necessário, para realizar suas atividades, dentro de um padrão  de qualidade, que permita elevar o nível do ensino .
          Na área da saúde, que depende  de muita tecnologia e equipamentos,  a realidade é  triste,e não chega  a ser pior devido  a muitos  profissionais  comprometidos , entretanto , não tem como fazer milagres.
           A exploração  do turismo  através do olheiro , foi feito de maneira predatória , onde faltou  a sociedade  ter a consciência  de que , preservar o meio  ambiente  era preciso. Infelizmente , o lado  comercial aliado à  falta  de educação ambiental de muitos  turistas, fizeram com que a beleza  natural  do olheiro, fosse depredado diante  dos olhos  de todos,que asistiam  à  tudo  passivamente .
            Diante  de tudo  isto , é necessário  à união  de todos, desde a população ,vereadores , prefeito  e do poder público, para que esta cidade volte a ser a bela e pacata cidade de Pureza de antes , tranquila e acochegante, e, de um povo acolhedor.

              O desenvolvimento  desta cidade somente  dar-se-a, se  a  população, o prefeito e os  vereadores eleitos,  juntos   entenderem  que é  preciso pensar na geração futura , executando  projetos  sustentáveis, em vez de continuar  agindo apenas  na base do assistencialismo exacerbados ,que ameniza o sofrimento  momentâneo , mas não  acaba com o mal causador. A   população  é responsável também pela  melhoria  da qualidade de vida  de seu município , agindo com boas ações e saindo  de sua zona de conforto , fazendo  o uso de sua cidadania , cobrando  ações  mais efetivas  por parte dos políticos, em  prol do bem comum .Precisamos  fazer esta cidade voltar a ter mais  qualidade  de vida, antes  que  as ervas daninhas tomem  conta  deste lugar , e passemos  a viver apenas  de memórias passadas, onde as alegrias darão  lugar   as lágrimas de tristezas.

2 comentários:

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...