segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Guamaré-RN : Entre o futuro e a mesmice.

  
Desde a finalização do processo de impugnação da candidatura do ex prefeito Hélio,o que podemos constatar através das manifestações nas redes sociais é que um  grande parte da sociedade não deseja mudanças no verdadeiro sentido da palavra,mas sim a troca do prefeito para que possam ser beneficiados.Essa mentalidade provinciana explica em grande parte o porquê o RN é um estado pobre,haja vista que esta mentalidade propicia apenas o crescimento pessoal em detrimento as causas coletivas.É este tipo de
comportamento egoísta que trava o crescimento sustentável; Basta observar que o crescimento do estado do RN é a conta gotas,basta verificar que,enquanto algumas metrópoles já possuem o metrô há muito tempo,em Natal onde a mobilidade urbana deixa muito a desejar,simplesmente não há perspectiva que venha a ser implantado sequer a médio prazo.
          A única modernidade que existe na cidade de Guamaré são os parques eólicos,mas infelizmente não geram empregos para o município porque não existe uma política pública neste sentido. Parques eólicos agregados a parques de energia solar poderiam muito bem gerar empregos e renda ao município caso houvesse linhas de transmissão,tal qual acontece com os parques no estado do Piauí.
          Enquanto persistir essa mentalidade de que emprego tem que ser na prefeitura,dificilmente haverá prosperidade na região,e,afirmar que essa prática é devido a falta de empregos na região,não serve de desculpa,afinal,muitos de nossos antepassados emigravam para outras regiões em busca de empregos,principalmente no Sul do país;Não que essa emigração seria a solução atual,pois a crise econômica é geral,todavia,é preciso que haja mais racionalidade e menos fanatismo entre as pessoas para que possam transformar o meio em que vive em um ambiente sustentável e com boa qualidade de vida.
         As vezes fico pensando :Se fosse distribuídas espadas entre os partidários da situação e da oposição para que estes lutassem por empregos pela prefeitura,será que essas pessoas iriam digladiar-se ? Apesar de que ,isso hoje acontece,onde as armas são as palavras muitas vezes ofensivas nas redes sociais,que não matam ,mas fere a dignidade do ser humano. O que é possível afirmar é que a prefeitura terá que que adequar-se a nova realidade econômica e mundial,senão vai quebrar,tal como acontece em muitas prefeituras do Brasil. A prefeitura foi criada para ser um órgão gestor funcionando como uma máquina com todas as suas engrenagens funcionando perfeitamente sem excessos de peças;Todavia,aqueles políticos mal administradores  que usufruem de seus cargos apenas para manterem-se no poder a qualquer custo,é que transformaram as prefeituras em grandes vaquinhas leiteiras.
       Daqui a 3 meses haverá nova eleição para prefeito na cidade,mas as pessoas,inclusive seus políticos continuam deitados eternamente em berços esplêndidos,nada de novo acontece,como se uma eleição pudesse ser ganha na véspera.A palavra projeto sustentável parece que é proibida na cidade,todos se calam, raras as exceções.Portanto, como esta cidade quer desenvolver-se, se não há perspectiva de implantação de projetos que gerem empregos e renda.                                                                                                              A cidade de Guamaré não forma médicos,engenheiros,técnicos em diversas áreas,como deveria;Assim sendo,evitaria-se contratar profissionais de fora para trabalhar em empregos públicos da cidade,consequentemente,o dinheiro proveniente dos salários destes profissionais circularia na cidade,o que não acontece atualmente.Evidentemente,ter uma boa qualificação e experiência profissional  são  pre-requisitos primordiais. Isso explica o porquê a maioria das empresas contratadas do polo industrial trazem seus profissionais de fora para trabalharem nesta cidade.
        Os representantes públicos desta cidade deveriam não serem alérgicos a projetos sustentáveis,afinal,seus filhos moram na cidade,portanto é preciso pensar na geração futura.E,uma grande parcela da população parece não ter percebido que a renda do município é concentrada nas mãos de poucas,consequentemente são estas pessoas que poderão oferecer melhores condições de estudo para seus filhos,enquanto as demais ficam  dependendo da péssima condição do ensino público municipal,que não é culpa dos professores tão somente,mas sim da falta de diretrizes sérias e eficientes por parte do poder executivo.
       Como não há crescimento sustentável sem que haja uma educação de qualidade,a gestão do ex prefeito Hélio foi simplesmente ridícula e insustentável neste caso. Muitos confundem o que é ser um bom prefeito ou vereador com uma pessoa que age educadamente ; É preciso lembrar que o cidadão deve eleger seus representantes públicos para gerir bem os recursos públicos de sua cidade e provocando o crescimento sustentável,mas não de modo irresponsável. Quando um político dar tapinhas nas costas e trata bem as pessoas,ele está fazendo aquilo que é inerente a todo cidadão educado. 
       Infelizmente,o que vemos na conjuntura atual do município são os políticos sendo espelho de seu povo,rara as exceções.Portanto, se a maioria da população adora conviver com o atraso permanente na educação,Saúde, e  outrora torrando dinheiro público com o carnaval mela mela,(que já acabou há muito tempo atrás nos grandes centros carnavalescos) ,então que continuem elegendo políticos que seguem a mesma cartilha da incompetência da gestão pública do Hélio Willamy, que sempre teve grandes recursos públicos,mas falta-lhe competência administrativa,porque perde tempo demais olhando pelo retrovisor esquecendo de olhar adiante,ou quiça,a busca incessante pelo selo UNICEF seja na visão dele, a panaceia para os problemas do município.
      O ano de 2018 será mais um ano de muitos rebuceteios políticos eleitorais,e mais 250 milhões de reais indo embora pelo rio Aratuá devido a falta de gestão pública ,com o aval  de uma grande parcela do povo que não participa do dia a dia de seu município,fazendo o uso de sua cidadania,pois preferem a mesmice de sempre do que quebrar paradigmas,para que seus filhos possam usufruírem de dias melhores na sua cidade. E não será surpresa para mim, se na próxima campanha para prefeito desta cidade, se frases do tipo: ¨RUIM POR RUIM,VOTE NO CANDIDATO DO HÉLIO ¨. Afinal, as comparações nunca são feitas com relação àqueles que fazem melhor,mas sim com que não fez,e esta  parece ser a linha de raciocínio do ex prefeito Hélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...