segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Guamaré- RN : Feliz ano novo! ,um brinde a hipocrisia e a indiferença

  
Começo pegando carona em um trecho de uma matéria da blogueira ,professora Bia Willcox ,onde ela diz: Vivemos em um lugar comum quanto se trata de emoções : O amor e ódio caminhando cada vez mais juntos,deixando de lado  a indiferença ou qualquer outra ausência racional. Amor x ódio - o que explica sentimentos opostos serem ao mesmo tempo siameses? O que explica em algumas circunstâncias odiarmos amar e amarmos odiar? Sendo assim,não creio que sentimos siameses vão se neutralizar com a presença um do outro. Há que haver outro antídoto para tais sentimos pouco razoáveis. E há : a famosa e difícil indiferença,atitude para os emocionalmente mais inteligentes.
              Pois bem,começamos o ano desejando um feliz ano novo para todos,contudo,para que haja verdadeiramente um ano novo precisamos ter atitudes novas. Trazendo este tema ao plano do municipal,o que notamos são as redes sociais recheadas de hostilidades ,onde cada qual defende a sua bandeira ,como se o inimigo maior que aflige a sociedade fosse o ser humano,quando na realidade são as eternas mazelas que impedem o desenvolvimento deste município. A medida que tornamo-nos indiferentes aos problemas do município,e deixamos extravasar nossa raiva com o próximo devido ao nosso egoísmo ,fica caracterizado de que o homem acha que pode viver como estivéssemos em uma ilha.
 Este comportamento primitivo e materialista nos levar a crer que o homem caminha para o período medieval, onde praticamente todos os conflitos resolviam-se através da guerra ou em um duelo particular.
               Na época que vivíamos na ditadura,o povo reclamava porque não tinha vez e voz.Hoje,temos uma ferramenta poderosa que são as redes sociais,mas na maioria das vezes não sabemos utiliza-la para produzir bons debates.O ser humano é bombardeado diariamente com informações de todas as naturezas,sofrendo de todas as influências possíveis; É ali que ele segue,venera,idealiza,rejeita e é rejeitado,insulta e é insultado, humilha e é humilhado e,sobretudo,odeia com toda paixão possível.
              Como poderemos vislumbrar com novos tempos nesta cidade a sociedade e seus representantes públicos continuam sem interagirem com o futuro,pois preferem interagirem com o passado ,por isso,não saem de suas zonas de conforto. Mas esse comportamento passivo pode ser atribuído em parte a falta de acesso a uma educação de qualidade,pois há muito tempo a educação escolar de Guamaré está estagnada,para não dizer ,como o freio de mão puxado com todas as travas possíveis,afinal,o população não pode tornar-se uma sociedade pensante e,o povo marcado é um povo feliz,onde o gestor público usa e abusa do fisiologismo,aliando-se àqueles blogs chapas branca que faz do jornalismo  NUTELLA sua marca maior.
               Dificilmente a cidade de Guamaré irá desenvolver enquanto  os representantes públicos não tiverem coragem e competência de implementarem políticas públicas sérias e modernas,principalmente na área da educação,onde é preciso de um choque de gestão.Melhorar a qualidade do ensino proporcionado aos alunos que eles tenham a plena capacidade de ler os sinais do mundo para que possam modifica-lo, é uma obrigação do prefeito.Mas para que isso aconteça, é preciso que haja uma reciclagem e valorização dos professores.                                                                                                                                                                              Os mestres de hoje vivem em uma realidade diferente dos tempos onde não existia a tecnologia.O professor de hoje tornou-se um superprofessor,e tornou-se uma profissão de risco.Hoje,eles ensinam e aprendem em meio a 4ª revolução industrial,que vem como um tsunami revolucionando o status quo.Eles devem preparar seus alunos para novas profissões,outras que sequer existem e ter em mente uma verdade:muitas profissões que vemos hoje sumirão nas ´próximas décadas.Mesmo com tudo de novo e desconhecido,de desafiador e de diferente,ainda está nas mãos do professor o principal (a cereja do bolo ) no processo de aprendizagem e crescimento intelectual e emocional do aluno,aquilo que a inteligência artificial ainda não conseguiu reproduzir: que são as emoções humanas,a paixão por aprender que desperta no aluno a mesma vontade,que o motiva e faz a roda do conhecimento girar. (Bia Willcox).
              Chega a ser hilário ver um gestor público participando de uma solenidade de entrega de fardas de uma corporação,(que por sinal  merece respeito), entretanto,isso não é um motivo para querer transformar essa solenidade em um ator de grandeza de uma gestão.Se for por esse parâmetro,brevemente poderemos ter até solenidade para á chegada do carro forte no final do mês trazendo o dinheiro dos servidores públicos.Esse comportamento do ex  prefeito Hélio demonstra o quanto ele está perdido no tempo e no espaço,e,esse é um dos motivos que a geração futura desta cidade está sendo penalizada,pois está sendo sugada em direção ao buraco negro que a impedirá de usufruir de uma melhor qualidade de vida.Se fosse feito uma charge para demonstrar o modelo de gestão retrógrada que vem sendo utilizada há muito tempo nessa cidade,bastaria construir um portal na entrada da cidade na forma de um retrovisor de um carro,e ao fundo pintada d e preto.;Ficaria então, demonstrada para toda á população e aos visitantes que essa cidade era administrada por um gestor público que administra essa cidade olhando sempre pelo retrovisor e comparando a sua gestão com aqueles que não tiveram a competência de faze-lo;Quanto ao fundo negro,simboliza que aqui não há geração de empregos e renda.
           O ano pode ser novo com relação ao tempo,mas no cotidiano,a continuar com as velhas práticas de seus gestores públicos diante de uma sociedade passiva e indiferente aos problemas desta cidade,posso dizer que é uma utopia imaginar um ano novo. Então,vamos brindar a todos aqueles que tem a coragem e a ousadia de quererem novos tempos para esta cidade,mas lembrando sempre daquela frase :QUEM LUTA POR UMA CAUSA,TEM VALOR,MAS QUEM LUTA POR INTERESSE,TEM PREÇO. (José Dirceu ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...