quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Marco Aurélio rebate Bolsonaro e diz que não vê com ‘bons olhos’ quem questiona segurança de urnas

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu nesta quarta-feira as críticas do candidato a Presidente Jair Bolsonaro (PSL) às urnas eletrônicas. Segundo o presidenciável, líder nas pesquisas de intenção de voto, com 28% das preferências no último
levantamento do instituto Ibope, os aparelhos são passíveis de fraudes. Questionado se é uma irresponsabilidade pôr em dúvida à segurança do sistema eletrônico, Marco Aurélio respondeu: — Eu não vejo com bons olhos que alguém o faça.
Marco Aurélio, que também já foi presidente e hoje é ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda disse:
— Presidi as primeiras eleições com o sistema eletrônico, em 1996, e de lá para cá não tivemos uma impugnação minimamente séria quanto à apuração dos votos. O que ele (Bolsonaro) receia? Se ele se apresenta na ponta deve haver um móvel para essa colocação de dúvida no sistema da própria instituição do voto eletrônico.
Após as declarações de Bolsonaro, outros ministros do STF, ao serem questionados sobre o assunto, também defenderam as urnas eletrônicas.
— Temos 22 anos de utilização de urnas eletrônicas. Não há nenhum caso de fraude comprovado. As pessoas são livres para expressar a própria opinião. Mas, quando essa opinião é desconectada da realidade, nós temos que buscar os dados da realidade. Para mim, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, as urnas são absolutamente confiáveis — disse na terça-feira a ministra Rosa Weber, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na segunda-feira, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também disse que as urnas são confiáveis e auditáveis pelos partidos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Destacou ainda que Bolsonaro foi eleito várias vezes por meio da urna eletrônica. E comparou quem acredita em fraudes no sistema a quem crê num dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro.
— Tem gente que acredita em saci pererê — disse Toffoli na segunda.
O Globo
http://www.blogdobg.com.br/

Um comentário:

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...