total.
Oito candidatos concorreram ao governo do RN no primeiro turno das eleições 2018. Entre eles, o atual governador do estado, Robinson Faria(PSD), que ficou em terceiro lugar nas votações e não chegou ao segundo turno. Robinson conseguiu 192.037 votos (11,85%).
A candidata pelo PT agradeceu o apoio dos eleitores em todo o estado, bem como as eleições de correligionários. "Vamos chegar ao segundo turno muito mais fortalecidos. A nossa luta representou a renovação para o Rio Grande do Norte, e foi isso que o povo abraçou. Sei que temos o melhor plano para tirar o RN desta grave crise. E tenho a certeza de que vamos pra esse segundo turno com muito mais ânimo e muito mais fortalecidos", afirmou Fátima Bezerra.
O pedetista afirmou que começou a campanha pouco conhecido pelo interior do estado, mas conquistou apoios. "O resultado nos consagra para o segundo turno e nós sabemos que é uma nova eleição. Dentro dessa perspectiva, nós vamos, com a mesma força, com a mesma determinação, com os nossos companheiros e outros que haveremos de conversar, com mais apoios e agora com mais conhecimento do povo do Rio Grande do Norte", declarou.
Campanha
Fátima foi apontada durante toda a campanha como a líder das intenções de voto, inclusive no último sábado (6) - na pesquisa Ibope - com 45% dos votos válidos. Atualmente ela ocupa o cargo de senadora, conquistado em 2014. Se eleita, vai ocupar pela primeira vez um cargo do Poder Executivo. Professora e sindicalista, Fátima entrou na carreira político-eleitoral em 1994, quando conseguiu o cargo de deputada estadual. Foi reeleita uma vez e, antes de chegar ao Senado, cumpriu três mandatos na Câmara Federal.A senadora concorre ao governo pela coligação Do Lado Certo, formada pelo PT, pelo PHS e PCdoB e, no primeiro turno, contou com 1 minutos e 30 segundos de programa gratuito na televisão e no rádio.
Carlos Eduardo também era apontado pelas pesquisas para o segundo turno, com expectativa de 32% dos votos válidos. Ele já foi prefeito de Natal por quatro vezes e deixou a chefia do Poder Executivo em abril deste ano para concorrer ao governo do estado. O candidato começou na vida política como deputado estadual em 1986, ocupando o cargo por quatro mandatos consecutivos. Também foi secretário de estado.
Concorrendo ao governo pela Coligação 100% RN (PDT/PP/MDB/Podemos/DEM), ele conseguiu 2 minutos e 35 segundos de propaganda no rádio e na televisão.
Propostas
Durante o pleito eleitoral, Fátima Bezerra focou atenção, entre outros pontos, na Segurança Pública. Em entrevistas e debates, prometeu realizar concurso para aumentar o contingente policial, investir em inteligência, capacitar a policiais civis e servidores do Itep para fazer investigações eficientes, além de trabalhar com políticas de prevenção, como educação em tempo integral.
Entre as principais propostas durante a campanha, Carlos Eduardo apresentou promessa de fazer mudanças na máquina da administração pública e colocar os salários dos servidores estaduais em dia. Em entrevista, o candidato afirmou que deverá combater a sonegação e aumentar receitas sem aumentar impostos; além disso, cobrar a dívida ativa e retomar investimentos e o desenvolvimento econômico.
Confira o resultado da votação para governo do Rio Grande do Norte:
- Fátima Bezerra (PT): 46,17%
- Carlos Eduardo (PDT): 32,45%
- Robinson Faria (PSD): 11,85%
- Brenno Queiroga (SD): 6,56%
- Professor Carlos Alberto (Psol): 1,93%
- Freitas Jr (Rede): 0,56%
- Heró Bezerra (PRTB): 0,27%
- Dário Barbosa (PSTU): 0,21%
- Brancos: 4,38%
- Nulos: 13,21%
- Abstenções: 17,12%
- https://g1.globo.com
Parabéns Carlos Eduardo
ResponderExcluir