sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

POSSE DE ARMAS - Chefe de divisão da PF alerta para 'nefastas consequências' do aumento de armas











Foto: Fotos Públicas/Divulgação

Em memorando enviado na última quarta-feira (16) para os delegados da Polícia Federal que atuam no controle de armas, o chefe da Divisão Nacional de Controle de Armas de Fogo (Darm), delegado Eder Rosa de Magalhães, alertou sobre as "nefastas consequências" que o aumento exagerado do número de armas nas mãos dos cidadãos pode acarretar.


A passagem está presente no trecho do documento - uma espécie de orientação geral sobre o decreto de flexibilização da posse assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça, 15 - em que Magalhães destaca a necessidade de uma análise cuidadosa dos pedidos para aquisição de mais de quatro armas de fogo.


"Nos requerimentos voltados à aquisição de mais de quatro armas de fogo, deverá haver uma análise aprofundada voltada a sopesar a 'efetiva necessidade' prevista na Lei nº 10.826/2003 para aquisição e transferência de armas de fogo, haja vista as nefastas consequências que um aumento exagerado do número de armas em poder dos cidadãos pode acarretar à incolumidade pública", diz o alerta.


De acordo com o decreto de Bolsonaro, os novos critérios estabelecidos para os pedidos de registro se aplicam para a aquisição de até quatro armas de fogo, mas não excluem a existência de "efetiva necessidade" para aquisição de armas para além desse limite.


No memorando, o chefe da Darm também faz outras explicações. Sobre a necessidade de um cofre ou local seguro para quem quiser adquirir armas em residências com crianças ou pessoas com deficiência mental, Magalhães esclarece que não é preciso comprovar a existência do local seguro e sim apenas apresentar uma declaração. Com isso, os policiais não precisam fiscalizar as residências.


Além disso, o delegado também ressalta que, em razão das regras objetivas fixadas no decreto de Bolsonaro - morar em zona rural ou em zona urbana com mais de dez homicídios a cada 100 mil habitantes -, as autoridades devem presumir que há efetiva necessidade para todos os brasileiros que tiverem o interesse em adquirir armas de fogo. A única exigência é apresentar um comprovante de residência.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo que foi dito nessa publicação. Só descorado que na época que as pessoas andavam armadas a criminalidade era bem menos depois que lula dessarmou o povo os bandidos como ele aumentou muito sabe porque ele emplantou o SMT para saquear tomar os proprietários das suas fazendas foi isso que aconteceu com o dezarmadesar eu em 1972 meu amigo eu tinha um 38 cano logo dado pelo meu inesquecível irmão Valmir targino para que eu fosse toda sexta feira saísse daqui de Natal as 17 h viajasse 350h para ver meu pai mesdmes Targino que estava com câncer preste a morrer aqulquer hora nao tinha asfalto era uma estrdes de barro carroçavelchegava lá às 22 h e voltava no dommdom no mesmo horário e nunca um bandido se quer parou meu carro hoje ninguém pode viajar porque quem manda e estao armados São os bandidos que o PT armou .essa foi a realidade do que a polícia federal tem que ter certeza aquém vai ser dada essa arma eu mesmo vou fazer o teste se passar eu compro uma essa e a minha opinião a de vcs eu nan sei boa noite amigo 🙏

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...