sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Fake News: "Modelo de negócio do jornalismo foi quase destruído


           


O jornalismo deixou de ter modelo de negócio, nos Estados Unidos e noutros sítios, analisa o jornalista e professor americano Walter Dean, que será um dos oradores na conferência que a Lusa organiza hoje sobre o tema da desinformação.




O problema é que o modelo de negócio do jornalismo foi quase destruído, porque cederam o nosso conteúdo sem que fosse preciso pagar por ele. Deixámos de ter modelo de negócio. Nos Estados Unidos, metade das posições editoriais, em jornais, desapareceram. 1300 cidades americanas deixaram de ter jornais", assinala Walter Dean, que, após décadas de jornalismo televisivo, nomeadamente na CBS, se tem dedicado a formar jornalistas em todo o mundo, incluindo em Portugal (anualmente, como professor convidado da Universidade Nova de Lisboa).




"Portanto, temos este vazio. Uma ausência de cobertura jornalística. Esse vazio está a ser preenchido por publicidade, opinião, propaganda, 'fake news'. Como devemos reagir e tentar preencher esse vazio? Em primeiro lugar, através da consciencialização do público, as pessoas têm de prestar atenção, ser cautelosas, fazer perguntas sobre o que veem, leem e ouvem", sustenta.




"Depois, podemos tentar reforçar o jornalismo, apoiando o seu modelo de negócio ou criando outras formas de jornalismo, sobre as quais podemos nunca ter pensado, para prover informação verificada aos cidadãos-decisores", acrescenta o atual coordenador do curso de verão de Jornalismo da Universidade de Missouri.




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https://www.dn.pt/lusa/interior/fake-news-modelo-de-negocio-do-jornalismo-foi-quase-destruido---walter-dean--10601780.html

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