quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

REFORMA PREVIDENCIÁRIA CONTESTADA, E QUAL É O PROJETO ALTERNATIVO DA OPOSIÇÃO?




Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia



A julgar pelo jogral entusiasmado do exército de comentaristas que desfilou na noite de quarta-feira na TV, em apoio à “Nova Previdência”, a pátria amada está salva.

Nós não corremos mais o risco de virar uma Venezuela, como tão bem retrata o desenho de Benett na página 2 da Folha de hoje.

Nas redes sociais, as críticas foram generalizadas, superando largamente os que apoiaram o projeto de reforma de Paulo Guedes, que promete “reduzir a desigualdade e eliminar os privilégios”.

Para a maioria, se a reforma for aprovada tal como está, deve acontecer exatamente o contrário.

Até aí, nenhuma surpresa, mas o que mais me chamou a atenção foi o grande ausente da pajelança na Câmara em que Jair Bolsonaro apresentou pessoalmente o projeto.

Fora a palhaçada de meia dúzia de deputados do PSOL, que se fantasiaram de laranjas, não se ouviu um pio da oposição, ou das várias oposições em que estão divididas.

Em democracias normais, diante de questões polêmicas como a Previdência, sempre se discutem duas propostas: a oficial, do governo, e a alternativa, da oposição.

Após os debates nas comissões, os dois vão a votação no plenário e quem tiver maioria leva.

Só que até o momento não tenho notícia de nenhum projeto alternativo apresentado pela oposição.

Não sei se foram boicotados pelas emissoras aliadas do governo ou se não apareceram na Câmara, mas, fora a turma do PSOL, não vi ninguém da oposição se manifestar.

Um comentário:

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...